Pular para o conteúdo principal

Satélite vai medir do espaço os ventos terrestres


Ainda não sabemos como funcionam as "correntes eólicas" da Terra. [Imagem: ESA/ATG]

Deus dos ventos

O satélite Aeolus de Exploração da Terra já está no espaço, lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA) a bordo de um foguete Vega.

O nome é uma homenagem ao deus "guardião dos ventos" da mitologia grega e o objetivo é desvendar as correntes eólicas - a exemplo das correntes oceânicas -, grandes rotas dos ventos que parecem percorrer o planeta mas ainda são largamente desconhecidas.

Utilizando uma tecnologia revolucionária a laser, o Aeolus vai medir os ventos em todo o mundo. Além de uma melhor compreensão do funcionamento da nossa atmosfera, os dados permitirão melhorar os modelos do clima, usados no monitoramento das mudanças climáticas, e a previsão do tempo.

"O Aeolus irá preencher uma lacuna no nosso conhecimento de como o planeta funciona e demonstrará como a tecnologia de ponta pode ser utilizada no espaço," disse Jan Wörner, diretor geral da ESA.

Medição dos ventos a laser

A grande estrela da missão é um instrumento inédito, o primeiro do seu gênero, chamado Aladin (Atmospheric LAser Doppler INstrument).

O aparelho gera pulsos de luz ultravioleta que serão transmitidos para a atmosfera para formar o perfil dos ventos de todo o planeta. O laser propriamente dito é pequeno, sendo a maior parte do instrumento constituída por um telescópio de 1,5 m de diâmetro, responsável por coletar a luz do laser refletida pela atmosfera.

Embora as previsões meteorológicas tenham avançado consideravelmente nos últimos anos, a varredura a laser fornecerá perfis globais de vento para melhorar ainda mais a precisão dos modelos.

Além disso, os dados serão utilizados em modelos de qualidade do ar para melhorar as previsões de poeira e outras partículas transportadas pelo ar que afetam a saúde pública - o impacto dos aerossóis sobre o clima ainda é pouco conhecido.


O telescópio do Aeolus ficará deslocado em 35º do plano da órbita para transmitir e receber a luz do laser ultravioleta (invisível ao olho humano) perpendicularmente ao deslocamento do satélite, o permitirá determinar o componente horizontal leste-oeste da atmosfera. [Imagem: ESA/ATG]

Estudo do vento

Segundo a Organização Meteorológica Mundial, a falta de medições globais diretas do vento é um dos maiores défices do Sistema Global de Observação.

Ao preencher esta lacuna, o satélite Aeolus fornecerá as informações necessárias para entender como o vento, a pressão, a temperatura e a umidade estão interligados.

A missão irá fornecer informações sobre como o vento influencia a troca de calor e umidade entre a superfície da Terra e a atmosfera - aspectos importantes para a compreensão das mudanças climáticas.

Embora o Aeolus já esteja em órbita, serão necessários vários meses para que os técnicos ajustem e calibrem os instrumentos, uma fase conhecida como comissionamento - só depois a coleta de dados científicos será iniciada.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s