Pular para o conteúdo principal

Novo satélite a laser da NASA acompanhará o derretimento das geleiras


PROJEÇÃO ARTÍSTICA DO ICESAT2, DA NASA. (FOTO: NASA)

Com custo de US$ 1 bilhão e tamanho de um carro popular, equipamento passará três anos observando mudanças na superfície da Terra com precisão de meio centímetro

Os Estados Unidos enviarão um satélite a laser para o espaço, mas o objetivo em nada tem com uma arma futurista. Chamado Satélite de Elevação de Terra, Nuvem e Gelo-2 (ICESat-2), ele passará três anos estudando as geleiras do planeta de cima.

Com lançamento previsto para meados de setembro, o satélite será capaz de medir a espessura variável de manchas individuais de gelo de estação para estação, registrando aumentos e diminuições com precisão de meio centímetro.

"As áreas sobre as quais estamos falando são vastas - pense no tamanho dos EUA continentais ou maiores - e as mudanças que estão ocorrendo sobre elas podem ser muito pequenas", disse Tom Wagner, cientista da NASA que estuda o gelo do mundo em coletiva de imprensa.

"Eles se beneficiam de um instrumento que pode fazer medições repetidas de maneira muito precisa em uma grande área, e é por isso que os satélites são uma maneira ideal de estudá-los”, completou. Com o custo de 1 bilhão de dólares e o tamanho de um carro Smart, seus dados também devem ajudar os cientistas que estudam as florestas ao redor do planeta.



A NASA tem acompanhado as mudanças na cobertura de gelo há décadas, observando as encolherem e crescerem em duas dimensões à medida que o planeta se aquece. No entanto, as câmeras espaciais pegam imagens em 2D. Com o uso do laser, é possível captar a profundidade e altura das geleiras.

O ICESat-2 orbitará cerca de 300 km acima da superfície da Terra, carregando um instrumento chamado ATLAS (Advanced Topographic Laser Altimeter System), que emitirá constantemente um raio laser de luz verde, que será dividido em seis feixes separados à medida que sair do satélite.

Os feixes irão rebater na superfície da geleira e retornar para o satélite, como um radar a laser. A maioria dos fótons nos feixes de laser será perdida, mas um punhado será captado de volta.

O satélite pode calcular quanto tempo essa viagem demorou até o bilionésimo de segundo mais próximo. "A ATLAS basicamente age como um cronômetro", disse Donya Douglas-Bradshaw, gerente de instrumentos do laser, durante a coletiva de imprensa.

Que continua: "O laser dispara 10 mil pulsos por segundo, com um trilhão de fótons em cada disparo. Cada vez que o laser dispara, ele inicia o cronômetro." Os cientistas então convertem esse tempo em uma distância, calculando a altura da superfície naquele local.

"O ICESat-2 realmente é uma nova ferramenta revolucionária para pesquisa em gelo terrestre e gelo marinho", disse Tom Neumann, cientista-assistente do projeto ICESat-2 da NASA, durante a coletiva de imprensa.

O gelo do mar é particularmente complicado, uma vez que o laser deve medir a diferença entre a superfície do gelo e a superfície do oceano, que pode estar a poucos centímetros de distância.

"É realmente um incrível feito de engenharia, mas é algo de que a ciência depende criticamente", disse ele. "Em meio segundo o ICESat-2 irá coletar 5 mil medições de elevação em cada um dos seus seis feixes ", disse Neumann. "Isso é todo minuto de toda hora de todo dia durante os próximos três anos."

Em 2003, o ICESat original iniciou sete anos de medições de altura de gelo auxiliadas por laser, saltando um único laser da superfície do gelo. Como o ICESat-2 não estava pronto para ser lançado quando a missão original terminou, a NASA projetou uma missão baseada em um avião temporário chamada Operation IceBridge para rastrear áreas de gelo particularmente cruciais.

A primeira versão do ICESat, lançado em 2003, passou sete anos fazendo medições com laser, embora muito menos precisas, mas o suficiente para fazer revelações perturbadoras: "O que a ICESat descobriu é que o gelo do mar está realmente diminuindo", disse Tom Wagner. "Nós provavelmente perdemos mais de dois terços do gelo que costumava estar lá nos anos 80".



FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s