Pular para o conteúdo principal

Arqueólogos encontram jogo de tabuleiro medieval na Escócia


PARTIDA DE JOGO MEDIEVAL ERA UMA DISPUTA ENTRE UM REI, SEUS CAPANGAS E COMBATENTES (FOTO: MICHAEL SHARPE/THE BOOK OF DEER PROJECT)

Objeto foi escavado em área que pode ter abrigado um monastério

Um tabuleiro medieval de jogos descoberto perto da cidade escocesa de Mintlaw, próxima de Aberdeenshire, pode ajudar a resolver o mistério do Mosteiro de Deer, abandonado durante o início do século 18.

A placa “é um objeto muito raro”, contou o arqueólogo Ali Cameron, encarregado das escavações. “Apenas alguns foram encontrados na Escócia, principalmente em locais monásticos ou religiosos. Essas placas de jogos não são algo a que todos teriam acesso."

De acordo com o portal The Scotsman, monges provavelmente usaram o tabuleiro para jogar Hnefatafl (ou Tafl), um jogo de estratégia nórdico. Na partida, um rei e seus defensores ficam contra 24 peças de ataque. Enquanto os homens do rei tentam conduzi-lo para sua segurança em um dos quatro refúgios, localizados nos cantos do tabuleiro, os taflmen (atacantes) trabalham para impedir a fuga. Para terminar o jogo, o rei deve alcançar o santuário ou ceder e ir para cativeiro.

Pesquisadores usaram datação por carbono para descobrir que o tabuleiro deve ser do período entre os séculos 17 e 18. O carvão encontrado nas ruínas de um edifício próximo foi classificado entre 669 e 777 d.C. A descoberta oferece um indício de que o local da escavação era o Mosteiro de Deer – citado no Livro de Deer, famoso na Escócia, como uma área religiosa e que foi abandonada às pressas. Até o momento, historiadores não sabem a localização exata do monastério.

Bruce Mann, arqueólogo do Aberdeenshire Council, disse à BBC News que o tabuleiro e o carvão representam as primeiras evidências confirmadas de atividade no local da escavação.

Uma pesquisa realizada em junho de 2017 descobriu cerâmicas e fragmentos de carvão dos anos 1.147 a 1.260, quando o monastério ainda era habitado. "Uma datação medieval para a cerâmica feita à mão sugere que o prédio sob as camadas onde ela foi encontrada também pode ser medieval", afirmou o estudioso Cameron.

Contudo, Mark Hall, especialista em jogos medievais do Museu e Galeria de Arte de Perth, no Reino Unido, não concorda. "Essa ideia é uma tentação que permanece apenas até que novas evidências se apresentem para estabelecer uma ligação válida entre o tabuleiro e a data", comentou.

Arqueólogos começaram a procurar pelo monastério perdido em 2008. As escavações são patrocinadas pelo Book of Deer Project, iniciativa local que trabalha para divulgar o texto do Livro de Deer. Segundo o site do projeto, o livro surgiu na Universidade de Cambridge, em 1715. Ele permanece em Cambridge até hoje (a faculdade digitalizou todo o texto), mas o projeto quer levar o texto de volta à Aberdeenshire para uma exposição temporária.

Por enquanto, o tabuleiro é uma pista para a localização do mosteiro. O Book of Deer Project está levantando fundos para novas escavações na esperança de ter uma conclusão definitiva para o mistério.

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s