Pular para o conteúdo principal

Que tal alugar o poder computacional subutilizado dos seus aparelhos?


O sistema DisCoEdge pretende transformar nossa concepção de propriedade de equipamentos eletrônicos para melhorar os serviços atuais e criar novos - e pagar por isso.[Imagem: IMDEA Networks Institute]

Computação pelas bordas

Existem milhões - talvez bilhões - de equipamentos eletrônicos subutilizados no mundo. O poder de armazenamento, rede, sensoriamento e computacional de roteadores, laptops, computadores domésticos e estações rádio-base cresce a cada nova versão e cada lançamento de novo produto.

Por que não colocar todos esses gigabytes extras de memória e essas unidades de processamento para trabalhar de forma colaborativa e expandir os serviços disponíveis para todos nós?

Essa é a ideia de Vincenzo Mancuso e Antonio Fernández Anta, do Instituto de Redes IMDEA, na Espanha.

Evidentemente, isso exigirá mudar nossa concepção de propriedade sobre os aparelhos, criar novos sistemas de segurança e criar mecanismos para que quem cede os aparelhos seja remunerado por isso. É o que a equipe espanhola planeja fazer, pretendendo ter ao menos um esboço dessa nova estrutura até dezembro do ano que vem.

O projeto DisCoEdge (disco nas bordas, em tradução livre) pretende criar uma infraestrutura para distribuir tarefas computacionais e de armazenamento de dados entre muitos dispositivos simples na "borda" da internet - o seu roteador doméstico, por exemplo, ou outros aparelhos, incluindo o seu celular, quando você não o estiver usando e ele estiver plugado no carregador.

A equipe acredita que essa infraestrutura abrirá novos mercados, nos quais usuários privados e empresariais poderão se unir como se fosse um mercado de redes sociais, onde será possível comprar ou vender o uso parcial de dispositivos pessoais ou industriais para armazenar informações, executar um programa, minerar dados etc.

Isso permitirá aplicações novas para usuários trabalhando em conjunto, fazendo downloads e compartilhando conteúdo de entretenimento, sistemas de armazenamento corporativo (semelhantes ao Dropbox ou Google Drive) que usam smartphones e laptops de funcionários, ou dispositivos domésticos que compartilham espaço em disco para armazenar vídeos e música.


O projeto pretende que cada usuário receba pela cessão dos seus aparelhos e pague pelo poder de processamento um preço menor do que o oferecido pelo mercado hoje. [Imagem: Per-Olov Östberg et al. (2017)]

Mercado revolucionário

"O sistema tem como objetivo a eficiência energética e de custos. Não haverá necessidade de acessar uma rede celular ou usar o Wi-Fi para que o sistema funcione, já que os dispositivos das pessoas também podem falar uns com os outros usando comunicação dispositivo a dispositivo que hoje é comum em smartphones, como Bluetooth.

"No entanto, será necessário uma entidade para coordenar e tornar possível o compartilhamento seguro entre um conjunto de máquinas não necessariamente confiáveis. É aqui onde a tecnologia blockchain entra em ação, uma vez que essa tecnologia nos permitirá construir uma infraestrutura distribuída, transparente e cooperativa para rastrear transações entre usuários," explica Mancuso.

O maior desafio é que dispositivos pertencentes a pessoas ou empresas devem compartilhar e acessar dinamicamente e de forma segura vários recursos computacionais disponíveis em suas proximidades (por exemplo, ilhas Wi-Fi, redes domésticas, aparelhos confiáveis formando uma nuvem pessoal ou comunitária e mesmo redes de rádio móveis 5G).

Isso exigirá o desenvolvimento de uma interface polivalente e novos protocolos de segurança, já que será necessário levar em conta a presença de usuários eventuais ou até mesmo atacantes e usuários mal-intencionados que possam prejudicar o desempenho do sistema ou roubar informações pessoais e comerciais.

"Sabemos que, para que a participação nesse mercado revolucionário pareça valer a pena para empresas e proprietários privados, precisamos implementar um sistema de incentivos e recompensas," disse Antonio Fernández. "A ideia-chave por trás do DiSCoEdge não é gerar um mercado de agentes livres, mas sim uma plataforma que atua como corretora de mercado, intermediária e fornece garantias. Em nossa visão, o corretor torna as transações transparentes e rastreáveis graças à adoção de conceitos inovadores de blockchain."

Bibliografia:

Formalizing and Implementing Distributed Ledger Objects
Antonio Fernández Anta, Chryssis Georgiou, Kishori Konwar, Nicolas Nicolaou
ACM SIGACT
Vol.: 49 (2). pp. 58-76
http://eprints.networks.imdea.org/id/eprint/1836

Reliable Capacity Provisioning for Distributed Cloud/Edge/Fog Computing Applications
Per-Olov Östberg, James Byrne, Paolo Casari, Philip Eardley, Antonio Fernández Anta, Johan Forsman, John Kennedy, Thang Le Duc, Manuel Noya Mariño, Loomba Radhika, Miguel Ángel López Peña, José López Veiga, Theo Lynn, Vincenzo Mancuso, Sergej Svorobej, Anders Torneus, Stefan Wesner, Peter Willis, Jörg Domaschka
Proceeding of the 26th European Conference on Networks and Communications (EuCNC 2017)
http://eprints.networks.imdea.org/id/eprint/1625

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s