Pular para o conteúdo principal

Descoberta de 60 mil construções revoluciona estudos sobre povo maia


ESTRUTURAS MAIAS VISTAS COM LASER (FOTO: F. ESTRADA-BELLI/PACUNAM)

Mapeamento a laser mostra uma civilização muito mais complexa do que se pensava até agora: análise sugere que entre 7 e 11 milhões de pessoas viveram na região da América Central

Pesquisadores da Fundação do Patrimônio Cultural e Natural Maia (PACUNAM) apontam que cidades antigas da civilização maia eram maiores e mais complexas do que se pensava até agora. Acreditava-se que os maias haviam construído pequenos municípios, mas uma nova análise mostra que eles podiam manipular o meio ambiente e a geografia, praticando uma agricultura que sustentou grandes populações.A análise sugere que entre 7 e 11 milhões de pessoas viveram na região entre os anos 650 a 800.

Em um novo estudo, estudiosos utilizaram a tecnologia LiDAR, que disparava luz laser no solo por meio de um avião. Isso possibilitou a criação de mapas 3D que revelaram a topografia de mais de 2 mil km² de terrenos. As áreas ficam em uma região de florestas tropicais, onde hoje é a Guatemala, e possui tantas árvores e vegetação que fica difícil realizar uma pesquisa em campo.

No entanto, com o LiDAR, os especialistas puderam "ver através" das plantas e encontraram cerca de 62 mil estruturas antigas – como casas e palácios – e estradas que ligavam diferentes vilas e cidades, indicando um sofisticado desenvolvimento industrial. Segundo eles, estas descobertas, publicadas na revista Science, podem mudar o que se sabe na história da demografia, agricultura, política e economia dos maias.

"Todas as cidades maias era maiores e mais populosas do que se pensava", disse o arqueólogo Francisco Estrada-Belli, da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos. Ele liderou a investigação junto com os estudiosos Marcello Canuto, também de Tulane, e Thomas Garrison, do Ithaca College, em Nova York.


LOCAL COM EDIFICAÇÕES MAIAS NA GUATEMALA (FOTO: LUKE AULD-THOMAS AND MARCELLO A. CANUTO/PACUNAM)

De acordo com Estrada-Belli, o controle da água era crucial para os maias. Grande parte das áreas úmidas do norte da Guatemala contém remanescentes de canais de drenagem. "Os maias eram bons cuidadores do meio ambiente", ele comentou. A evidência de que haviam campos agrícolas irrigados vai ao contrário da crença de que o povo maia consumia alimentos de uma agricultura extrema que destruía o solo.

Os mapas feitos a laser mostram que as cidades maias variavam no tamanho e densidade populacional, principalmente entre o centro e zonas rurais. Segundo Estrada-Belli, a maioria dos locais tinha estruturas defensivas, como pontes, valas, muralhas de pedras e terraços estrategicamente posicionados. Isso indica que conflitos militares aconteciam com frequência.

Alguns pesquisadores acreditam que em alguns locais haviam centros de cidades-estado governados por elites em guerra. E isso era sustentado por uma população escassa que praticava técnicas de agricultura rotativa – onde a terra é desmatada para cultivo e deixada para regeneração própria. Em contrapartida, outros historiadores sugerem que existiu uma rede de municípios muito populosos e integrados que dependia de mão de obra interna e de fora dos centros urbanos.


CIDADES MAIAS ESTÃO ESPALHADAS PELO MÉXICO E POR PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL (FOTO: REPRODUÇÃO)

Presentes em territórios que atualmente compreendem México, Honduras, El Salvador e Guatemala, os maias passaram a enfrentar problemas com a produção agrícola durante o século 10, além da falta de abastecimento de água com a evaporação de alguns dos lagos da América Central. Com a escassez de comida, a liderança dos governantes maias foi colocada em xeque, o que levou à desagregação da população.

Após o declínio da civilização, os maias se espalharam pela porção da América Central: com a chegada dos espanhóis, os povos que restaram foram subjulgado. Hoje, a maior parte das populações locais tem origem maia.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s