Pular para o conteúdo principal

Holograma de Mae Jemison homenageia mulheres na ciência em museu dos EUA


MAE JEMISON (FOTO: NASA (GREAT IMAGES IN NASA DESCRIPTION), VIA WIKIMEDIA COMMONS)

Projeto com a primeira astronauta negra quer reforçar a diversidade na área espacial

A partir de agora, quem passar por Nova York e visitar o ônibus espacial Enterprise no Intrepid Sea, Air & Space Museum será recebido por um holograma de ninguém menos do que a Dra. Mae Jemison, primeira mulher negra a chegar ao espaço.

O projeto faz parte da exposição "Defying Gravity: Women in Space", que divulga a trajetória de diversas mulheres na área da ciência e tecnologia. Com o holograma 3D e em tamanho real de Jemison, os visitantes podem conhecer um pouco sobre a vida da astronauta, da infância a viagem ao espaço, em 1992.

"Eu acompanhava a exploração espacial de perto, mas sempre me irritou que não haviam mulheres à frente disso. E quando as pessoas tentavam me explicar o porquê, eu sabia que elas estavam erradas", diz o holograma.


CONSTRUÇÃO DO HOLOGRAMA DE MAE JEMISON (FOTO: BRANDON KAISER/MICROSOFT/DIVULGAÇÃO)

Entre as mulheres lembradas pela apresentação do holograma estão Katherine Johnson, matemática negra da Nasa que inspirou o filme Estrelas Além do Tempo; Patricia Cowings, psicofisiologista aeroespacial negra que ajuda os astronautas a se readaptarem após viagens ao espaço; e Peggy Whitson, a astronauta aposentada que leva no currículo o recorde de ser a mulher com o maior número de horas passadas no espaço.

A instalação pode ser apreciada com Microsoft HoloLens, headsets de realidade misturada que unem projeções digitais ao que acontece no mundo exterior — o que os difere da realidade virtual, que não apresenta relação alguma entre o que está ao redor do usuário e o que é projetado.

Para se tornar um holograma, Jemison foi gravada por mais de 106 câmeras em um studio de criação da Microsoft, em San Francisco.


MAE JEMISON PARTICIPA DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO DA MICROSOFT, UMA DAS PRIMEIRAS ETAPAS PARA PRODUZIR O HOLOGRAMA. (FOTO: BRANDON KAISER/MICROSOFT/DIVULGAÇÃO)

Vida e trajetória de Mae Jemison

Jemison, que é uma grande fã de Star Trek, sabia desde o jardim de infância que queria ser cientista, conforme contou ao Smithsonian durante o evento de lançamento do projeto. "Eu achava a coisa mais boba do mundo que não existissem [muitas] mulheres astronautas", disse. "Eu sabia que eu tinha energia, coragem e força suficientes para ascender [nessa carreira]".

E foi o que Mar fez: aos 16 anos, ela chegou à Universidade Stanford e mais tarde foi estudante de medicina da Universidade Cornell. Depois de se formar, participou da equipe médica do Corpo da Paz em missões na Libéria e em Serra Leoa.


ARTE DO HOLOGRAMA DE MAE JEMISON NO INTREPID SEA, AIR AND SPACE MUSEUM (FOTO: BRANDON KAISER/MICROSOFT/DIVULGAÇÃO)

Não satisfeita, um dia ela decidiu ligar para o Johnson Space Center, em Houston, e disse que gostaria de fazer o teste para se tornar uma astronauta, no qual foi selecionada para fazer parte do programa de treinamento de 1987.

Cinco mais tarde, Jemison estava vendo sua cidade, Chicago, pela janela do ônibus espacial Endeavour, rumo ao espaço. Durante missão, ela serviu como especialista científica e foi responsável por fazer diversas experiências com a antigravidade. Uma delas, por exemplo, foi descobrir que embriões de sapos são capazes de se organizar normalmente até mesmo nessas condições.

Entre outras contribuições, ela fundou empresas de tecnologia como a Jemison Group Inc. e a Biosentient Coporation e participa do projeto 100 Year Starship. "Nós só teremos a nossa melhor tecnologia e as nossas melhores soluções e políticas do mundo quando nós tivermos o talento completo disponível para nós."

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s