Pular para o conteúdo principal

Foguete óptico que empurra matéria pode miniaturizar aceleradores de partículas


Nesta concepção artística do experimento, os orbitais brancos representam dois pulsos de laser, com ondas de plasma em suas esteiras. As ondas interferem umas com as outras depois que os pulsos de laser se cruzam, e os elétrons percorrem o campo das ondas até sua mais alta energia.[Imagem: Extreme Light Laboratory/UNL]

Luz acelera matéria

Além de obterem resultados impressionantes sobre a força da luz, físicos podem ter-se deparado com uma nova técnica para construir aceleradores de partículas, do tipo ideal para fazer imagens e estudar as entranhas dos materiais - só que muito menores do que os atuais.

Quando elétrons em um plasma foram atingidos por pulsos intensos de luz laser, eles foram quase instantaneamente acelerados até próximo à velocidade da luz. Em outras palavras, os fótons (luz) empurraram diretamente os elétrons (matéria).

"Esta nova e única aplicação da luz intensa pode melhorar o desempenho dos aceleradores de elétrons compactos. Mas o aspecto científico mais geral e inovador dos nossos resultados é que a aplicação da força da luz resultou na aceleração direta da matéria," disse o professor Donald Umstadter, da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos EUA.

Umstadter e seus colegas chamaram o fenômeno de "foguete óptico", por causa da enorme quantidade de força que a luz exerceu no experimento.

Os elétrons foram submetidos a uma força de quase um trilhão de trilhão de vezes maior do que a sentida por um astronauta lançado ao espaço. De fato, a luz acelerou os elétrons até o que se imagina serem as velocidades mais altas atingíveis por estas partículas.

Força da luz

O foguete óptico é o mais recente exemplo de como as forças exercidas pela luz podem ser usadas como ferramentas.

A luz de intensidade normal exerce uma pequena força, conhecida como pressão de radiação, sempre que se reflete, dispersa ou é absorvida por um material. Uma proposta de aplicação dessa força são as "velas solares", que usam a força dos fótons do Sol ou de lasers disparados da Terra para impulsionar espaçonaves. Há propostas em andamento para usá-las em frotas de nanossatélites para estudar asteroides e, mais no futuro, em viagens interestelares.

Outro tipo de força emerge quando a luz tem um gradiente de intensidade. Uma aplicação dessa força são as "pinças ópticas", usadas para manipular objetos microscópicos, assim com os raios tratores.

A nova aplicação se baseia em uma fonte de luz muito forte para fornecer um meio de controlar a fase inicial da aceleração do campo de onda e melhorar o desempenho de uma nova geração de aceleradores de elétrons compactos, que poderão abrir o caminho para uma gama de aplicações até agora impraticáveis devido ao enorme tamanho dos aceleradores convencionais.

Bibliografia:

Electron Trapping from Interactions between Laser-Driven Relativistic Plasma Waves
Grigory Golovin, Wenchao Yan, Ji Luo, Colton Fruhling, Dan Haden, Baozhen Zhao, Cheng Liu, Min Chen, Shouyuan Chen, Ping Zhang, Sudeep Banerjee, Donald Umstadter
Physical Review Letters
Vol.: 121, 104801
DOI: 10.1103/PhysRevLett.121.104801

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s