Pular para o conteúdo principal

Cadelinha com câncer se livrou da doença graças a crânio de titânio impresso em 3D



Por: George Dvorsky

Uma dachshund (raça também conhecida no Brasil como salsichinha) de nove anos que sofria de um grande tumor cerebral ganhou um novo sopro de vida graças à tecnologia de impressão 3D.

A cadelinha, chamada Patches, apresentou uma pequena protuberância na cabeça. Com o tempo, o problema se agravou bastante. Em apenas alguns meses, o tumor cerebral se espalhou pelo crânio dela e ficou do tamanho de uma laranja, como descreve a Canadian Press.

Desesperada por ajuda, a família, que mora em Williamsport, na Pensilvânia, procurou os conselhos de Michelle Oblak, veterinária cirúrgica especialista em oncologia da Ontario Veterinary College, que tem utilizado impressões 3D para cuidar de cães.

Em casos como esse, o tumor e uma parte do crânio seriam removidos e uma malha de titânio seria colocada no lugar, como explicou Oblak. Em vez disso, a veterinária e sua equipe utilizaram um novo procedimento em que uma espécie de capacete é impresso em 3D, com as medidas exatas para o paciente. Os pesquisadores afirmam que o método é mais preciso e barato do que os métodos convencionais.

O titânio impresso em 3D substituiu 70% do crânio de Patches, que precisou ser removido durante a cirurgia. Oblak disse que pesquisadores do Reino Unido também realizaram um procedimento similar, mas em uma escala “significativamente” menor.


Este é o crânio de titânio customizado impresso em 3D. Imagem: Michelle Oblak

O primeiro passo para o procedimento foi a realização de tomografias computadorizadas da cabeça e tumor de Patches.

Com um software, Oblak e sua equipe utilizaram os dados das tomografias para simular a cirurgia, retirando o tumor do crânio virtual da cadelinha. Com isso, os pesquisadores conseguiram mapear as dimensões para a impressão do crânio em 3D, incluindo o local onde deveria haver furos para o arranjo dos parafusos.

Oblak conta que “havia pouquíssimo espaço para erros”. A placa não encaixaria se suas medidas estivessem erradas por mais do que dois milímetros. Os diagramas foram então enviados para a ADEISS, uma empresa de impressão 3D especializada em medicina, que produziu a tampa do crânio em titânio, feita sob medida.

No dia 23 de março, Patches passou por uma cirurgia de quatro horas, na qual seu tumor e dois terços de seu crânio foram removidos e a placa impressa em 3D foi colocada. Pouco mais de 30 minutos depois de acordar, Patches já estava andando – e ansiosa para fazer um xixi ao ar livre. Oblak, que está escrevendo um artigo sobre o procedimento, diz que Patches está livre do câncer.


Ah, bem melhor. Patches depois da cirurgia. Inagem: Dan Lopez

Danielle Dymeck, a dona da cadelinha, está muito contente com o sucesso da cirurgia, apesar de Patches agora ter uma orelha torta.

Infelizmente, Patches está tendo que lidar com outro problema sério de saúde, mas não relacionado ao câncer. A CBC noticia que, uma semana após a cirurgia, Patches teve uma hérnia de disco na região lombar e agora está com as patas traseiras paralisadas. Ela se nega a usar uma cadeira de rodas e prefere se arrastar usando apenas as duas patas da frente.

“Eu me sinto sortuda por ser a dona dela, e ela continua sendo a chefe da casa”, disse Dymeck.

[CBC]

Imagem do topo: Patches antes da cirurgia. Crédito: Michelle Oblak

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s