Pular para o conteúdo principal

'História em quadrinhos' de 2 mil anos é encontrada na Jordânia


HISTÓRIA EM QUADRINHOS DE 2 MIL ANOS (FOTO: CNRS HISOMA)

Imagens pintadas em parede de túmulo contam uma versão mitológica da criação da cidade de Capitolias

Um túmulo localizado no atual território da Jordânia, no Oriente Médio, chamou a atenção de arqueólogos: nele, há 260 imagens ordenadas de forma a contar a história da formação da cidade das Capitolias, e provavelmente de seu fundador ali enterrado, com formas arcaicas de balõezinhos de fala que representam uma história em quadrinhos de 2 mil anos de idade.

Duas câmaras funerárias e um grande sarcófago de basalto foram descobertos por uma escavadeira mecânica que trabalhava na encosta de uma colina, em frente a uma escola da vila de Bayt Ras, no norte do país, em 2016.

O túmulo está localizado no local da antiga cidade das Capitolias, que foi fundada no final do primeiro século e fazia parte da Decápolis, uma região que reunia cidades com influências das culturas grega e romana, entre a Jordânia e a Síria.

Em outros túmulos da Decápole, a mitologia também está representada, mas as falas representadas fornecem informações preciosas para os arqueólogos.

“As inscrições são realmente semelhantes às bolhas de fala nos quadrinhos, porque descrevem as atividades dos personagens ("Estou cortando pedra", "Ai de mim! Estou morto!"), o que é extraordinário ", conta o pesquisador francês Jean-Baptiste Yon, do consórcio internacional de especialistas criado pelo Departamento de Antiguidades da Jordânia.


A LIMPEZA DA ÁREA DAS CAPITOLIAS, COM A AJUDA DE DIONÍSIO E OUTROS DEUSES. (FOTO: CNRS HISOMA)

A história começa com divindades provando ofertas recebidas por humanos, e segue com homens trabalhando a terra, colhendo frutos, até que recebem ajuda dos deuses para derrubar árvores, um assunto extremamente raro em imagens greco-romanas.

O conto segue em outro painel, com representações de arquitetos — ou capatazes — vigiando o trabalho pesado de pedreiros, cortadores de pedra e carregadores, muitos vítimas de acidentes. "Ai de mim! Estou morto!", seguido por um padre que oferece sacrifício para os deuses guardiões da cidade.

Finalmente, expostas no teto e nas paredes dos dois lados da entrada, há uma composição mais clássica evocando o Nilo e o mundo marinho, em que ninfas conduzem animais aquáticos flanqueados por cupidos, enquanto um medalhão central combina signos do zodíaco e planetas ao redor.

"De acordo com a nossa interpretação, há uma boa chance de que a figura enterrada na tumba seja a pessoa que se representou enquanto oficiava na cena do sacrifício da pintura central, e que consequentemente foi o fundador da cidade ", comenta outro pesquisador, Pierre-Louis Gatier. "Seu nome ainda não foi identificado, embora possa estar gravado na porta, que ainda não foi limpa."

Essas, no entanto, não podem ser chamados de quadrinhos mais antigos do mundo,
os antigos egípcios também combinaram ilustrações e textos para contar uma história.



FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s