Pular para o conteúdo principal

Os rovers da missão Hayabusa2 fizeram uma série de imagens na superfície do asteroide Ryugu (Atualizado)



Por: George Dvorsky

Os rovers japoneses MINERVA-II enviaram uma leva de novas fotos do Ryugu, incluindo um impressionante novo vídeo filmado a partir da superfície rochosa do asteroide.

O vídeo de 15 quadros foi capturado pelo MINERVA-II2, também conhecido como Rover 1B, em 23 de setembro, no mesmo dia em que ele e seu companheiro, o MINERVA-II1, pousaram no Ryugu, um asteroide localizado a 280 milhões de quilômetros da Terra. Os rovers foram despachados pela sonda espacial japonesa Hayabusa2, que chegou à órbita do asteroide em junho deste ano.


Versão de um artista para os rovers MINERVA-II. Ilustração: JAXA

MINERVA-II, caso você esteja se perguntando, é uma abreviação de MIcro Nano Experimental Robot Vehicle for Asteroid, the second generation” (“Veículo-Robô Experimental Micro Nano para Asteroide, segunda geração”, em tradução livre), com a a primeira versão sendo o MINERVA, para a primeira missão Hayabusa da JAXA, a agência espacial japonesa.



O pequeno clipe mostra a superfície cinza e empoeirada, pouco amistosa e cheia de rochas do Ryugu. O Sol pode ser visto brilhando da esquerda para a direita, à medida que o asteroide atravessa o espaço. Um toque especial da lente acrescenta um efeito dramático à visão desse verdadeiro mundo alienígena pelos olhos do conjunto de câmeras do MINERVA-II2, que tem três delas (O MINERVA-II1 tem apenas uma).

Pare por um momento para refletir sobre o que você realmente está vendo aqui e celebre essa conquista realmente marcante.


Ryugu visto pelo Rover-1B. Imagem: JAXA

A JAXA também divulgou uma série de novas fotos, algumas tiradas pelo MINERVA-II e outros pela sonda Hayabusa2 durante sua aproximação mais recente.

As sondas MINERVA-II são verdadeiros rovers, capazes de se mover pela superfície do asteroide. Porém, em vez de usar rodas, elas mudam de lugar pulando pela superfície. Cada rover tem um pequeno motor que produz a pequena quantidade de força necessária para dar um salto. Rodas convencionais ou esteiras como as de tanques de guerra não funcionariam, já que essas formas de locomoção jogaria as sondas de volta ao espaço, por causa da gravidade excepcionalmente fraca do Ryugu.


Sequência de imagens tiradas conforme o Rover-1B dava seu primeiro pulo, em 23 de setembro de 2018. Imagem: JAXA

Essa estratégia de saltos parece estar funcionando. Em 23 de setembro, o Rover-1B realizou deu seu primeiro pulo, tirando fotos durante o processo.


Imagem impressionante da superfície do asteroide tirada pela Hayabusa2 a uma altura de 64 metros. Imagem: JAXA

Em 21 de setembro, a Hayabusa2 tirou uma incrível foto (acima) do Ryugu de uma distância de cerca de 64 metros. Essa é a foto de maior resolução já tirada da superfície do asteroide até agora, durante essa missão.

Enquanto isso, os engenheiros da JAXA estão próximos de decidir o local de pouso da Hayabusa2, de onde ela usará seu chifre para extrair amostras da superfície do asteroide. Uma nova foto (abaixo) mostra três candidatos a locais, dos quais o L08 é atualmente o favorito. Ao contrário das imagens tiradas pelos rovers MINERVA-II, essa área parece relativamente suave e uniforme, e não é surpresa que os controladores de missão da JAXA estejam considerando seriamente esses três pontos. Nenhuma decisão formal foi tomada ainda, com a JAXA dizendo que continua a avaliar localizações em potencial.


Vista de perto dos três candidatos a local de pouso. O L08 é, atualmente, o favorito. Imagem: JAXA


Visão ampla do Ryugu, com possíveis pontos de pouso indicados. Imagem: JAXA

Diferentemente das sondas MINERVA-II, a Hayabusa2 está voltando para casa. Armada com suas amostras da superfície, a espaçonave deve retornar para a Terra em 2023. Mas ainda tem muita ciência a ser feita, além de um perigoso pouso.



[JAXA]

Imagem do topo: JAXA

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s