Pular para o conteúdo principal

Missão britânica finalmente começa a testar sistema com rede e arpão para coleta de lixo espacial



Por: Guilherme Tagiaroli

Há uns dois anos, falamos de um plano britânico maluco para tentar amenizar o lixo espacial: consistia em usar arpões e redes para tentar trazer parte desses materiais para a Terra e, então, destruí-los. Segundo pesquisadores do Centro Espacial de Surrey, no Reino Unido, os testes da missão RemoveDEBRIS vão finalmente começar.

A RemoveDEBRIS consiste em algumas técnicas para recolher dejetos espaciais. Entre elas estão atirar uma rede, usar um arpão e uma vela de arrasto. A ideia é que esses itens sejam anexados ao lixo espacial, diminuindo sua velocidade para forçar que eles voltem para a atmosfera e sejam desintegrados durante a volta à Terra. Abaixo, vão alguns gifs pra entender:

O arpão:



A rede:



E a vela de arrasto:



O grande problema é que, para esse processo acontecer naturalmente, pode levar décadas, e existem mais de 6.800 toneladas de lixo espacial ao redor da Terra na órbita baixa. A grande questão desses detritos é o risco de colisão.

Só a Estação Espacial Internacional já teve de mudar de posição algumas vezes para evitar o contato com esses restos de foguete e outros itens jogados no espaço por astronautas. Existe também o risco de esses itens baterem em satélites de serviços que usamos.

Voltando aos testes, ainda são necessários uns passos iniciais. O satélite DebrisSat já foi lançado da Estação Espacial Internacional e, em outubro, deve começar o teste com a rede. Com o arpão, os experimentos devem começar em dezembro, enquanto a vela de arrasto deve começar em fevereiro de 2019. Além disso, a equipe fará testes no sistema de câmeras para a detecção dos detritos.

Durante a simulação, a missão vai tentar capturar um lixo espacial simulado usando uma rede e um arpão. Após terminarem esses experimentos, será liberada uma vela de arrasto que levará o satélite de volta à Terra para ser destruído.

“Após quase cinco anos de desenvolvimento, é animador finalmente estar numa posição na qual podemos fazer testes em campo com essas tecnologias empolgantes. Se der certo, as tecnologias presentes na RemoveDEBRIS podem ser incluídas em outras missões num futuro próximo”, disse o professor Guglielmo Aglietti, diretor do Centro Espacial de Surrey e principal pesquisador da missão.

Os satélites que contam com esses limpadores espaciais foram levados à Estação Espacial Internacional (ISS) em abril, durante um lançamento do foguete Dragon, da Space X.



[Governo britânico e Gizmodo ES]

Imagem do topo: Centro Espacial de Surrey

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s