Robô da Nasa completa 5.000 dias marcianos morando e trabalhando no planeta vermelho.
CIDADÃO MARCIANO
Muitas pessoas se perguntam quando haverá humanos morando em Marte. Os otimistas falam em uma década, os mais pessimistas dizem nunca. Mas, para os robôs, isso já é realidade. Na última sexta (16), o jipe robótico Opportunity completou seu 5.000° dia morando no planeta vermelho.
OS MUNDOS DÃO VOLTAS
Essa é a contagem em dias marcianos, chamados de “sóis”. Eles duram um cadinho mais que os terrestres; Marte dá uma volta ao redor de seu próprio eixo a cada 24 h 39 min. Diferença pequena, mas significativa. Se a contagem for em dias terrestres, foram 5.137 até sexta.
COM FUSO HORÁRIO
Não é um feito desprezável. O Opportunity, assim como seu irmão gêmeo Spirit, chegou a Marte em janeiro de 2004, numa missão que era para durar 90 sóis. Como ambos são alimentados por paineis solares, é importante respeitar os fusos horários marcianos, e os cientistas passaram toda essa parte da missão acordando e dormindo com os jipes.
O jipe Opportunity desceu num leito seco de um mar, em Meridiani Planum, Marte (Crédito: Nasa)
SOBREVIVENTES
Passados os 90 dias, e o fim da missão principal, ficou claro que os robôs tinham potencial para durar muito mais. Aí os humanos tiveram de abdicar de viver no calendário marciano, ao custo de alguma queda de produtividade. O Spirit, operando na cratera Gusev, pegou terreno mais acidentado e pifou em 2010.
A SAGA DA ÁGUA
O Opportunity pousou num lugar mais fácil de explorar, a região de Meridiani Planum, e está operacional até hoje. Com vocação para geólogos, os dois jipes foram os responsáveis pela constatação de que de fato água circulou pela superfície marciana no passado remoto.
MUITO, MAS POUCO
Ao longo desses 14 anos, o Opportunity percorreu 45 km — o atual recorde para um jipe espacial. Mas, claro, nada comparável ao que humanos poderiam fazer. Os astronautas da Apollo 17, com seu jipe, percorreram mais de 35 km em apenas três dias na Lua.
FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br
Comentários
Postar um comentário