Pular para o conteúdo principal

Essa é a supernova mais distante já observada



Por: Ryan F. Mandelbaum

Supernovas já são algumas das explosões mais brilhantes do universo – mas existe um tipo mais misterioso, chamado de superluminous supernovae, ou hipernova, que pode brilhar cem vezes mais forte que a versão normal. E em 22 de agosto de 2016, astrônomos avistaram uma hipernova cuja luz viajou por mais de 10 bilhões de anos para chegar até nós.

A descoberta do evento, nomeado de DES16C2nm, foi empolgante o bastante por si só, já que ela seria normalmente invisível a telescópios se não fosse o fato do universo estar se expandindo, desta forma esticando a luz da explosão em comprimentos de onda que podem ser vistos da Terra. De forma mais geral, estes flashes nos contam a história do nosso universo, como o tipo de coisa que vive entre as estrelas em galáxias distantes, e outras peculiaridades do cosmos.

“Quanto mais distante for a supernova que vemos, maiores são as informações que tiramos destas estrelas”, disse ao Gizmodo uma das autoras do estudo, Charlotte Angus, da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

A equipe avistou a DES16C2nm pela primeira vez usando dados de seu instrumento de monitoramento dos céus localizado no Chile. Ele foi priorizado para observações de seguimento para tentar encontrar o espectro da luz, que vieram de observações no Telescópio Magellan Clay, Keck II, o Very Large Telescope e outras observações terrestres.

A hipernova normalmente libera, sobretudo, luz ultravioleta, o que astrônomos têm dificuldade de avistar na superfície da Terra já que seus comprimentos de onda são absorvidos pela atmosfera, disse Angus. Por sorte, o universo está expandindo, então a luz dessa distante supernova se esticou em comprimentos de onda ópticos que astrônomos conseguiam ver. No caso, a DES16C2nm não tinha hidrogênio, insinuando que ela veio de um enorme objeto evoluído. Uma estrela mais leve ou menos evoluída teria muito mais hidrogênio.

O objeto é importante não apenas por si só, mas para o futuro da astronomia. Essas hipernovas parecem ser mais comuns conforme cientistas observam lugares cada vez mais distantes no espaço, de acordo com um artigo publicado recentemente no The Astrophysical Journal. Neste caso, é importante que os pesquisadores aprendam agora tudo o que puderem sobre estes distantes eventos astronômicos. Os telescópios do futuro, como o Large Synoptic Survey Telescope, Euclid, e o ainda-não-morto Wide Field Infrared Survey Telescope (WFIRST, ou Telescópio para Pesquisa com Infravermelho em Campo Amplo, em tradução livre) podem ser capaz de avistar ainda mais hipernovas.

Essa é a supernova mais distante a ser confirmada de maneira espectral – isso é, cujo espectro da luz foi analisado para confirmar a sua identidade. Mas ela não é a candidata mais distante. Pesquisadores avistaram duas outras em 2012 e puderam medir a distancia da luz de cada uma (as duas mais distantes que essa hipernova), mas não foi possível confirmar a identidade espectral delas.

Os 13,8 bilhões de anos do universo estão escritos no espaço, esperando ser descobertos por nossas tecnologias ópticas de ponta. A DS16C2nm pode ser a supernova mais distante até então, mas não há dúvida que muitas outras aguardam ser encontradas.

Imagem de topo: Mat Smith/Universidade de Southampton

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/