Pular para o conteúdo principal

Arqueólogos descobrem estátua de rei africano que viveu há 2,6 mil anos


ESTÁTUA DO REI ASPELTA (FOTO: DIVULGAÇÃO/ BERBER-ABIDIYA ARCHAEOLOGICAL PROJECT)

Aspelta liderou a civilização Cuxe, que era rival dos antigos egípcios

Arqueólogos localizaram uma estátua com cerca de 2,6 mil anos de idade que representa o rei Aspelta, líder da cilização africana de Cuxe. Vizinho dos antigos egípcios, o reino disputava a hegemonia cultural do norte africano com a sociedade liderada pelos faraós.

Os pesquisadores encontraram a estátua em um antigo templo dedicado ao deus Ámon, que também era cultuado pelos egípcios. O sítio arqueológico está localizado em uma região conhecida anteriormente como Núbia, situada às margens do Rio Nilo e que compreende atualmente parte do Sudão.

Ao analisarem os vestígios arqueológicos, os cientistas encontraram hieróglifos junto da estátua. A inscrição descreve Aspelta como "Rei do Alto e Baixo Egito, amado por Re'-Harakhty [divindade semelhante a Rá, deus egípcio do Sol]". Os hieróglifos também dizem desejam ao monarca "toda a vida, estabilidade e domínios para sempre".

De acordo com os pesquisadores, a estátua de Aspelta foi esculpida enquanto o monarca ainda estava vivo, e exibida ao povo logo após sua morte. Como apenas parte do objeto foi resgatado, os arqueólogos pretendem fazer um trabalho de reconstrução da estátua.

Além da representação artística do rei, os arqueólogos encontraram no Templo de Ámon estátuas de outros líderes do Reino de Cuxe: Taharqa e Senkahamanisken, que lideraram a civilização em épocas próximas de Aspelta.


SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO TEMPLO DE AMÓN (FOTO: DIVULGAÇÃO/ BERBER-ABIDIYA ARCHAEOLOGICAL PROJECT)

Situados ao sul da civilização egípcia, o Reino de Cuxe mantinha tradições culturais similares aos seus vizinhos, como o culto a diferentes deuses e a construção de pirâmides. O declínio do Reino Egípicio também coincidiu com a derrocada de Cuxe: ao longo do século 4, tropas lideradas pelo reino etíope de Axum dominaram seus territórios.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/