Pular para o conteúdo principal

Arqueólogos encontram peça que pode comprovar existência do profeta bíblico Isaías



Por: Alessandro Junior

O profeta Isaías é um dos personagens mais importantes da Bíblia. Ele tem um livro próprio no Antigo Testamento e centenas de citações no Novo Testamento; foi ele quem profetizou a chegada do Messias. De acordo com os textos bíblicos, Isaías viveu no reino de Judá entre os séculos VIII e VII a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias e arqueólogos encontraram uma peça que comprova sua existência.

Pesquisadores da Universidade de Jerusalém encontraram 34 pequenas peças de argila com impressões de selos, com os nomes de seus donos, em um sítio arqueológico em Ophel, área entre o Monte do Templo e a Cidade de Davi, usada na antiguidade como complexo residencial da família real. Um artigo foi publicado na Biblical Archaeology Review.

Um desses artefatos tem cerca de um centímetro e possui o nome Yesha’yah[u] (Isaías), em letras hebraicas seguido pelas letras “N”, “V” e “Y”, as três primeiras para a palavra “profeta” em hebraico (Navi, soletrada como nun-beit-yod-aleph). Ou seja, está faltando a letra “A”, porque a peça está quebrada – portanto, não há 100% de segurança para associar a palavra Isaías ao profeta.


Vista aérea do templo de Jerusalém. Selo foi encontrado em área no canto inferior direito da imagem. Foto: Andrew Shiva/Wikipedia

No entanto, apesar de ser um detalhe importante, é possível levar em consideração que o selo pertence ao século VIII a.C., época em que se acredita que Isaías viveu. Ainda assim, existe a possibilidade dele pertencer a outro Isaías que viveu na mesma época, já que era um nome comum. A assinatura nos selos costumavam fazer referência ao pai do signatário. Porém, o pai de Isaías se chamada Amoz.

Se o artefato realmente se referir a Isaías, o Profeta, seria a primeira evidência de sua existência além dos textos religiosos.

Outro ponto importante é que os selos não eram decorativos, mas documentos oficiais da época. Os artefatos de argila continham em seu interior diferentes representações icônicas usadas como registradores. A proximidade com a assinatura de Ezequias e o fato de que apenas pessoas com status social elevado utilizam os selos, abre a possibilidade plausível de que o objeto encontrado realmente pertencia ao Isaías bíblico.

“A descoberta das estruturas reais e as descobertas desde o tempo do rei Ezequias em Ophel é uma rara oportunidade para revelar detalhes desse tempo específico na história de Jerusalém”, escreveu Eilat Mazar, principal autor da pesquisa, em seu artigo. “As descobertas levaram a um ‘encontro’ quase pessoal com alguns dos principais personagens que participaram da vida real de Ophel, incluindo o rei Ezequias e, talvez, também o profeta Isaías”.



[Biblical Archaeology Review]

Imagem do topo: Isaías seguido pelas letras N-V-Y – Eilat Mazar/Biblical Archaeological Review

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/