Pular para o conteúdo principal

Universo curvo mina Teoria da Relatividade


O horizonte de eventos dos buracos negros tem sido alvo de intensos debates entre os físicos.[Imagem: NASA]

Singularidade gravitacional

Físicos demonstraram que as singularidades - que se acredita só serem encontradas no centro dos buracos negros e fora do alcance de qualquer técnica observacional - podem existir em espaços tridimensionais altamente curvos.

Esta é a primeira vez que uma singularidade nua - ou singularidade exposta - foi prevista em um espaço tridimensional.

Isto é importante porque uma singularidade nua interfere com a Teoria Geral da Relatividade de Einstein, detonando inteiramente com as leis da física que conhecemos - uma singularidade gravitacional é um ponto do espaço-tempo no qual a massa (associada com a densidade) e a curvatura do espaço-tempo (associada com o campo gravitacional) de um corpo são infinitas.

Singularidades nuas

A Teoria Geral da Relatividade de Einstein nos diz que a matéria deforma o espaço-tempo ao seu redor, e o que chamamos de gravidade é o efeito dessa deformação. Nos 100 anos desde a sua publicação, a Relatividade Geral passou por todos os testes às quais foi submetida, mas a existência de singularidades é considerada uma de suas principais limitações.


Imagem do espaço (1 + 1)-dimensional anti-de Sitter embutido em um espaço plano (1 + 2)-dimensional. [Imagem: Wikipedia]

A Relatividade Geral prevê que as singularidades existem no centro dos buracos negros e que estão cercadas por um horizonte de eventos - o "ponto sem volta", onde a força gravitacional se torna tão forte que a fuga é impossível, o que significa que elas não podem ser observadas a partir do lado de fora.

Essa impossibilidade de observação é conhecida como "conjectura da censura cósmica". Se for mesmo verdadeira, a censura cósmica significa que, fora dos buracos negros, as singularidades não teriam qualquer efeito mensurável, e as previsões da Relatividade Geral permaneceriam válidas.

Mais recentemente, os físicos vêm usando simulações computacionais para prever a existência de singularidades nuas, ou expostas, ou seja, singularidades que existem fora de um horizonte de eventos. Elas invalidariam a conjectura da censura cósmica e, por extensão, a capacidade da Relatividade Geral de explicar o universo como uma teoria autônoma. No entanto, todas essas previsões até agora vinham sendo modeladas em universos que existem em muitas dimensões - cinco ou mais.

Novas teorias sobre o Universo


As teorias dos multi-universos e do holograma cósmico usam os espaços anti-de Sitter em suas simulações - algumas delas já concluíram pelo surgimento do Universo sem um Big Bang. [Imagem: Univ.Florida]

Toby Crisford e Jorge Santos, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, previram agora pela primeira vez a existência de uma singularidade nua em um universo de quatro dimensões - três dimensões espaciais, mais o tempo.

Os cálculos mostram que uma singularidade nua pode se formar em um tipo especial de espaço curvo conhecido como "espaço anti-de Sitter", no qual o universo tem a forma de uma sela de montaria. De acordo com a Relatividade Geral, os universos podem ter várias formas, e o espaço anti-de Sitter é uma dessas formas possíveis - os físicos acreditam que o nosso Universo é plano.

Embora os resultados não sejam diretamente aplicáveis ao nosso Universo, já que "forçar" uma singularidade não é um procedimento que se possa simular em um espaço plano, eles abrem novas oportunidades para estudar outras teorias para entender o universo. Uma dessas teorias poderia envolver a gravidade quântica, que fornece novas equações próximas de uma singularidade.

"A singularidade nua que vimos provavelmente iria desaparecer se incluíssemos partículas carregadas em nossa simulação - isso é algo que estamos investigando atualmente," disse Jorge Santos. "Se verdadeira, ela poderá implicar em uma conexão entre a conjectura da censura cósmica e a conjectura da gravidade fraca, que diz que qualquer teoria consistente da gravidade quântica deve conter partículas suficientemente carregadas. Em um espaço anti-de Sitter, a conjectura da censura cósmica poderia ser salva pela conjectura da gravidade fraca."

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça histórias de pessoas que foram abduzidas por Extraterrestres

As pessoas do mundo se dividem em dois grandes grupos e um terceiro bem pequeno.

Os dois grandes grupos são: aqueles que acham que ETs existem e aqueles que acham que ETs não existem.

Correndo por fora, existe uma minoria silenciosa que se mantém quietinha, aparentemente, porque, se essas pessoas disserem as coisas que elas sabem, ninguém acreditaria nelas.

Elas fazem parte do pequeno grupo que jura de pé junto ter feito contato com seres extraterrestres.

O fotógrafo nova-iorquino Steven Hirsch, de 63 anos, é um cara que, se não acredita nessas pessoas, pelo menos acredita no direito que elas têm de contar suas histórias do jeito que quiserem.

Por isso, ele criou um blog em que entrevista e fotografa gente que diz ter sido abduzida por alienígenas. O endereço é littlestickylegs.blogspot.co.uk.

- Eu não quero que os meus leitores tenham nenhum tipo de ideia pré-concebida sobre essas pessoas até qie eles vejam suas imagens e leiam suas palavras. Minhas entrevistas mal conseguem ir além…

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato!
Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo:
"Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a sa…