Pular para o conteúdo principal

GOES-16 verá América do Sul com maior precisão



A NOAA - (National Oceanic & Atmospheric Administration), um dos mais importantes centros de pesquisa científica dos Estados Unidos e do mundo, anunciou que o novo satélite meteorológico geoestacionário GOES-16 será deslocado para a posição leste, a 75 graus de longitude oeste, em uma altitude de 22300 milhas ou 35888 quilômetros acima da linha do Equador.

A notícia foi dada no dia 25 de maio, durante a reunião para a imprensa sobre o prognóstico para a temporada de furacões de 2017 do Atlântico Norte. O GOES-16 foi lançado ao espaço em novembro de 2016 e desde então seus instrumentos e os dados produzidos estão passando por um extenso e detalhado programa de testes. Este período de checagem só deve terminar em novembro de 2017, quando será declarado operacional.

América do Sul favorecida

Quando estiver na posição leste, o GOES-16 verá os Estados Unidos por inteiro e vai permitir um rastreamento muito mais acurado das severas tempestades que nascem na costa noroeste da África e que podem se transformar em um furacão.
A melhoria no monitoramento de furacões do Atlântico Norte é um dos motivos da grande expectativa em torno do GOES-16. Mas os meteorologistas da América do Sul também comemoraram a decisão da posição leste do novo satélite. Isto vai permitir que se tenha imagens mais apuradas e mais frequentes de toda a América do Sul.

Imagens em full HD

O GOES-16 é o satélite meteorológico mais avançado que a NOAA já desenvolveu. Ele é o primeiro de uma série de quatro satélites geoestacionários da nova geração. O próximo, o GOES-S, deve ser colocado em órbita até a primavera de 2018 assumindo a posição do GOES-Oeste. Depois do GOES-S estão programados para entrar em operação o GOES-T, em 2020, e GOES-U, em 2024.

Esta nova geração de satélites GOES (Geostationary Operational Environmental Satellite) vai permitir que as imagens das nuvens sejam muito mais nítidas e definidas. O GOES-16 fará a varredura da Terra cinco vezes mais rápido do que os atuais satélites geoestacionários operados pela NOAA. A resolução é quatro vezes maior do que a da linha GOES atual e a cada 30 segundos, usando um maior número de canais espectrais do que os satélites atuais. É como passar a ver imagens em uma televisão full HD!
As imagens do GOES-16 vão permitir que os meteorologistas façam um acompanhamento mais apurado da intensificação e do enfraquecimento das áreas de tempestade. As imagens de satélite do Brasil são feitas atualmente pelo GOES-13. A imagem mostra a comparação entre uma imagem feita pelo GOES-16 e pelo GOES-13.



Mapeamento de raios
Os satélites meteorológicos são os terceiros, quartos e quintos olhos dos meteorologistas. Hoje é impensável fazer previsões e monitoramentos meteorológicos e ambientais sem a ajuda deles. Os satélites meteorológicos não mostram apenas a movimento da nebulosidade, mas medem muitos outros parâmetros como temperatura e poluentes.
Um dos novos instrumentos do GOES-16 é o primeiro detector de raios que ficará em órbita geoestacionária. Com este instrumento será possível fazer um mapeamento dos raios entre nuvens e de nuvens para o solo ajudando os meteorologistas a perceber as tempestades severas muito mais cedo.

Bem vindo GOES-16!

Neste Explicando o Tempo você vai entender como os satélites meteorológicos enxergam a Terra.




FONTE: Climatempo/Canal Youtube Canaltech

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz