ILUSTRAÇÃO DA PERSPECTIVA DO PLANETA ANÃO SEDNA (FOTO: REPRODUÇÃO)
Um novo objeto acaba de entrar para o time dos planetas anões. Trata-se de 2014 UZ224, como é conhecido até o momento, um corpo descoberto a 13,6 bilhões de quilômetros de distância do Sol.
O planeta anão foi descoberto pela equipe do astrofísico David Gerdes, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. O pesquisador faz parte da Pesquisa Matéria Escura, na qual um grupo de cientistas de todo o mundo trabalham em conjunto para investigar o ritmo da expansão do universo.
Parte desta pesquisa inclui utilizar uma câmera por meio da qual seja possível captar imagens de todo o céu. Há alguns anos, os alunos de Gerdes desenvolveram um software que consegue identificar quais objetos estão se movendo mais rápido em relação ao restante dos que estão no Sistema Solar. Foi com esse mesmo sistema que, em julho deste ano, o astrofísico encontrou o UZ224.
O que os cientistas sabem até agora é que o planeta anão demora mais de mil anos para completar uma volta em torno do Sol e acredita-se que ele seja o terceiro objeto mais distante do Sistema Solar.
O próximo passo, segundo Gerdes, é tentar encontrar o famoso Planeta Nove. "O fato de que conseguimos encontrar um objeto tão distante é um sinal promisor de que há outros como ele por ai, e nós temos uma boa chance de encontrá-los", disse o pesquisador em entrevista ao jornal The Washington Post. Vamos torcer para que ele esteja certo.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário