À esquerda, a estrutura construída átomo por átomo. À direita, a simulação computadorizada que guia o processo de construção.[Imagem: ORNL]
Matéria controlada
Em busca de uma nanotecnologia que impacte as big tecnologias em dimensões humanas, as técnicas de manufatura aditiva - ou impressão 3D - estão cada vez melhores e mais precisas.
Enquanto a marca da IBM escrita com átomos fez história há quase 30 anos, agora os átomos já podem ser posicionados em três dimensões, criando potencialmente qualquer estrutura.
O trabalho ainda é lento e não serviria como um processo industrial - tudo ainda é feito com um microscópio -, mas demonstra que a nanofabricação está cada vez mais perto. A equipe chama o resultado de "matéria controlada".
"Ser capaz de montar a matéria átomo por átomo em 3D irá permitir projetar materiais que são mais fortes e mais leves, mais robustos em ambientes extremos e criar soluções econômicas para energia, química e informática," disse Olga Ovchinnikova, do Laboratório Nacional Oak Ridge, nos EUA.
Nanofabricação
Fundamentalmente, a matéria construída de baixo para cima elimina a necessidade de remover material indesejado, como se faz hoje pela usinagem, na indústria metalmecânica, ou pela litografia, na indústria eletrônica. Estes processos têm-nos servido muito bem, mas uma próxima geração de materiais requer uma nova abordagem - esse é o conceito de nanofabricação.
"É realmente difícil predizer onde isto vai parar e como esta tecnologia poderá mudar nossas vidas, mas nós pretendemos descobrir," disse Ovchinnikova.
FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA
Comentários
Postar um comentário