Pular para o conteúdo principal

Vídeo mostra momento em que sonda Hayabusa2 toca pela segunda vez o asteroide Ryugu



Por George Dvorsky

Um vídeo recém-publicado pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) mostra o momento crítico em que a sonda Hayabusa2 fez contato com a superfície do asteroide Ryugu pela segunda vez.

No dia 11 de julho de 2019, a Hayabusa2 fez história ao realizar o segundo pouso no Ryugu, um asteroide de 870 metros de diâmetros localizado a 300 milhões de quilômetros da Terra.

A Hayabusa2 realizou o seu primeiro pouso em fevereiro, coletando materiais da superfície do asteroide. O segundo pouso foi um pouco diferente, envolvendo a coleta de materiais mais profundos que foram levantados durante uma missão prévia, quando a sonda atirou um projétil no asteroide, criando uma cratera artificial.

Um novo vídeo da JAXA mostra o pouso de 11 de julho da Hayabusa2. O vídeo foi feito a partir de uma série de imagens estáticas capturadas pelo instrumento CAM-H. O vídeo é mostrado com uma velocidade 10 vezes maior do que a normal para melhorar a visualização, já que o pouso da sonda foi feito a velocidades baixas.



O vídeo começa com a Hayabusa2 a cerca de 8,5 metros acima da superfície. A sonda então desce, atinge a superfície e levanta uma quantidade surpreendente de detritos. Ao final do vídeo, a Hayabusa2 afasta-se a cerca de 150 metros da superfície.

A JAXA ainda não sabe se os detritos entraram com sucesso no recipiente de amostras da sonda, mas dada a quantidade de material vista no vídeo, há razões para ficarmos otimistas. Não saberemos com certeza até que a Hayabusa2 retorne para a Terra com as amostras no final de 2020.

Asteroides como Ryugu são vestígios do passado do sistema solar, o que o torna um importante objeto de investigação científica. Ao estudar as coisas que compõem o asteroide, cientistas poderiam obter um entendimento melhor do processo que levou a formação dos planetas e outros objetos celestes.


Nova imagem de Ryugu tiradas pouco antes de a Hayabusa2 fazer seu segundo pouso. Imagem: JAXA

A JAXA também liberou uma imagem composta do asteroide tirada apenas alguns momentos antes do pouso (acima). A imagem foi tirada pela câmera grande angular de navegação óptica (ONC-W1 e ONC-W2), e mostra a superfície acidentada e cheia de pedras do asteroide.

Observando a imagem podemos perceber que a Hayabusa2 teve muitos desafios durante as duas tentativas de pouso. Com o trabalho duro terminado, a sonda vai permanecer em órbita ao redor do asteroide por um tempo maior para monitorar o local de impacto e, então, voltará para a Terra com sua preciosa carga.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/