Pular para o conteúdo principal

Espuma de cerveja aquece sua casa aqui ou em Marte


O isolante térmico de aerogel transparente é feito com resíduos da produção de cerveja, que normalmente são descartados. [Imagem: CU Boulder]

Aerogel transparente

Isolantes térmicos têm sido tradicionalmente fabricados na forma de espumas - ainda que finas e flexíveis ou mesmo espumas de madeira.

Mas não precisa ser sempre assim, conforme acabam de demonstrar Qingkun Liu e seus colegas da Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA.

Liu fabricou um isolante térmico de alta eficiência na forma de um gel que ele pretende colocar no mercado a curto prazo.

O aerogel, que se parece com uma lente de contato achatada, é tão resistente ao calor que você pode colocar uma tira do material na mão e aplicar fogo sobre ela sem sentir nada. Mas, ao contrário de produtos similares no mercado, o material é virtualmente transparente e ainda é totalmente moldável.

Com isso, a equipe afirma que o material pode servir não apenas para melhorar o isolamento térmico de edifícios e automóveis, como também para viabilizar a construção de habitats na Lua ou em Marte.

"A transparência é um recurso valioso porque você pode usar esse gel nas janelas e usá-lo em habitats extraterrestres. Você poderia colher a luz do Sol através desse material termicamente isolante e armazenar a energia lá dentro, protegendo-se das grandes oscilações de temperatura que você tem em Marte ou na Lua," reforçou o professor Ivan Smalyukh.

Aerogel de cerveja

O gel termal também é mais barato de se produzir porque foi fabricado com resíduos da produção de cerveja, que normalmente são descartados.

Aerogéis têm pelo menos 90 por cento do seu peso representado pelo ar preso em seus poros internos - por isso eles também são conhecidos como "fumaça sólida". Mas a maioria dessas substâncias ultraleves é opaca.

Liu fabricou o gel transparente na forma de filmes finos compostos por padrões entrecruzados de nanofibras extraídas do líquido residual produzido durante o processo de fabricação de cerveja. São esses padrões que prendem o ar dentro de bilhões de minúsculos poros, e é essa capacidade de reter o ar com pouco contato sólido entre um lado e o outro do material que torna os aerogéis bons isolantes térmicos.

"Estamos vislumbrando um produto de bricolagem que seria basicamente um filme adesivo que os consumidores poderão comprar em lojas de ferramentas," disse o professor Andrew Hess. "No entanto, também vemos nossa tecnologia sendo utilizada em muitas outras aplicações, incluindo roupas inteligentes, para isolar carros e proteger os bombeiros."

Bibliografia:

Flexible transparent aerogels as window retrofitting films and optical elements with tunable birefringence
Qingkun Liu, Allister W. Frazier, Xinpeng Zhao, Joshua A. De La Cruz, Andrew J.Hess, Ronggui Yang, Ivan I.Smalyukh
Nano Energy
Vol.: 48, June 2018, Pages 266-274
DOI: 10.1016/j.nanoen.2018.03.029

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s