Pular para o conteúdo principal

Uma mulher está processando antecipadamente a NASA para manter seu frasco de areia lunar



Por: Melanie Ehrenkranz

A questão sobre quem é o dono da Lua está no centro de uma batalha judicial registrada contra a NASA por uma mulher que quer manter um frasco lunar que foi dado a ela pelo astronauta Neil Armstrong.

Laura Murray Cicco entrou com um processo proativamente contra a agência espacial na última semana — a NASA ainda não a procurou para pegar o frasco, mas a agência já tentou no passado obter itens da Lua trazidos à Terra. A mãe de Cicco “deu a ela o frasco de vidro com uma tampa de borracha cheia de pó cinza claro” quando ela tinha dez anos, segundo o documento registrado na corte, mas ela não havia visto o item “por décadas”, até cinco anos atrás, quando foi verificar os pertences de seus pais.

Neil Armstrong era supostamente amigo do pai de Cicco, Tom Murray, que foi da Força Aérea dos Estados Unidos. Ambos foram membros do Quiet Birdmen, um clube secreto para aviadores. Armstrong deu o frasco para Cicco na década de 1970, e o recipiente também continha um bilhete na parte de trás de um cartão de visita um dos negócio que dizia: “Para Laura Ann Murray — boa sorte — Neil Armstong Apollo 11”.


Foto por Christopher M. McHugh

A autenticidade do bilhete e da poeira lunar já foi testada por especialistas. Um conhecedor de caligrafia confirmou que a letra é de Armstrong, segundo o advogado de Cicco, Christopher McHugh. Já a questão da areia não é tão fundamentada — um especialista concluiu que a areia lunar do frasco de Cicco “pode ter sido originada” da superfície lunar, segundo documentos registrados na Justiça, como noticia o Washington Post, embora um outro teste tenha constatado que a composição da amostra de poeira lunar seja parecida com a “encontrada na crosta média da Terra”.

No entanto, o diagnóstico inconclusivo não necessariamente descarta a potencial autenticidade do material presente no frasco de Cicco. O especialista disse em seu relatório que a poeira da Terra poderia ter sido misturada com a da Lua, segundo documentos da corte. “A essa altura, seria difícil descartar a origem lunar”, escreveu o especialista.

“Laura recebeu isso legitimamente de Neil Armstong, então é dela, e nós só queremos estabelecer isso legalmente”, disse McHug ao Washington Post.

Embora a ação proativa contra a agência possa parecer paranóica por um pequeno frasco de poeira lunar, não é. “Amostras lunares são de propriedade do Governo dos Estados Unidos, e a política da NASA é de que materiais lunares só poderão ser usados para fins autorizados”, segundo o Lunar Allocations Handbook. “É então essencial que rigorosos procedimentos sejam seguidos por pessoas que tenham acesso a esses materiais.”

De fato, cientistas pesquisando os perigos da poeira lunar não conseguiram nem ter acesso a materiais reais em seus experimentos, em vez disso usando um material que simula a poeira lunar em um estudo publicado no mês passado. Bruce Demple, professor da Escola de Medicina da Universidade Stony Brook e um dos autores do estudo, disse ao Gizmodo que espera que suas conclusões — que o pó que simula a poeira lunar representa um risco para a saúde — convençam a NASA a dar a ele poeira lunar obtida durante as missões Apollo.

Para Cicco, o processo dela está em andamento, e seu frasco com poeira lunar está mantido em um local seguro, segundo o Post.

Nós entramos em contato com a NASA para comentar sobre o processo e se a agência tem planos de apreender o frasco com material lunar de Cicco. No entanto, eles não responderam.

Imagem do topo por Christopher M. McHugh

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s