Pular para o conteúdo principal

Projeto que leva astronomia a escolas públicas é reconhecido na Europa


UNIVERSITÁRIOS DO PROJETO COSMOS ENSINAM ASTRONOMIA DE GRAÇA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO AMAZONAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

POR A. J. OLIVEIRA

Despertar a paixão pela ciência em estudantes da rede pública do Amazonas é a grande vocação de um grupo de voluntários de Manaus. Em 2015, eles criaram o Projeto Cosmos, uma iniciativa de cunho social que visa inspirar os jovens amazonenses através da astronomia e da astronáutica. Ao longo dos últimos três anos, já realizaram 25 eventos com atividades em escolas periféricas e comunidades ribeirinhas no interior do estado.

No início, ofereciam apenas cursos preparatórios para a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), mas o projeto foi crescendo. Os integrantes se aproveitam do fascínio de aprender sobre o Universo para transmitir conceitos de outras áreas das exatas, como matemática, física e química. Tudo isso com um método lúdico e divertido, com recursos como oficinas, experimentos, vídeos e desafios.

Notando o sucesso no aprendizado dos alunos, os membros do Projeto Cosmos elaboraram um artigo para detalhar seus resultados promissores. Não resta dúvida sobre a relevância do trabalho: foi aceito para publicação e apresentação no 2º Simpósio em Atividades de Educação Espacial, organizado pela Agência Espacial Europeia (ESA), que esse ano acontece em Budapeste, na Hungria, entre 11 e 13 de abril.

É a oportunidade perfeita para que os jovens voluntários compartilhem com o mundo tudo aquilo que vêm desenvolvendo no norte do Brasil e tragam de volta novas ideias e contatos na bagagem, para aprimorarem ainda mais suas atividades. O entusiasmo, contudo, esbarrou na falta de verba. Para garantir que o artigo seja apresentado e publicado, pelo menos um dos autores deve estar presente no simpósio.

Para cobrir os custos da viagem e da hospedagem de um dos membros, foi criada uma campanha de financiamento coletivo no site Vakinha. É preciso arrecadar a quantia de R$ 8 mil até a próxima sexta-feira (6), mas, até o momento, conseguiram apenas cerca da metade desse valor. Os voluntários contam com o apoio de todos aqueles que acreditam no valor da educação e da ciência para poderem concretizar o sonho de representar o Brasil na Hungria.

Saiba mais sobre o Projeto Cosmos



FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s