Pular para o conteúdo principal

Pesquisa tenta explicar estranhas propriedades da água


Clatrato de água congelada.Os oxigênios são representados como esferas, e as ligações de hidrogênio como linhas: o trabalho mostrou como complexas estruturas cristalinas emergem a partir das interações da água.

Forma singular de arranjo entre suas moléculas é responsável por suas propriedades únicas, que permitem até que insetos caminhem por sua superfície

As propriedades da água fascinam cientistas por séculos, mas seu comportamento único ainda é um mistério. Uma colaboração entre pesquisadores das Universidades de Bristol e de Tóquio está experimentando um novo caminho para entender o que faz com que um líquido se comporte como a água. O grupo publicou esta semana um artigo na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, dos Estados Unidos.

Quando comparada a um líquido comum, a água exibe uma vasta gama de anomalias. Os exemplos mais citados incluem o fato de que a água líquida se expande quando resfriada a uma temperatura abaixo do 4o C, uma característica responsável pelo fato de os lagos congelarem a partir do topo, e não do fundo.

Outros exemplos incluem o fato de que a água se torna menos viscosa quando comprimida e sua incomumente alta tensão superficial, que permite aos insetos caminhar sobre sua superfície.

Essas e outras anomalias são de importância fundamental em inúmeros processos naturais e tecnológicos, como o clima terrestre e a própria possibilidade de vida. Do ponto de vista antrópico, é como se a molécula da água tivesse sido “ajustada” para possuir tais propriedades singulares.

Partindo da observação de que as propriedades da água parecem ter sido ajustadas, John Russo da Escola de Matemática da Universidade de Bristol e Hajme Tanaka da Universidade de Tóquio, aproveitaram o poder de supercomputadores para usar modelos computacionais e "descontrolar" lentamente as interações da água.

Esse experimento mostrou como as propriedades anômalas da água podem ser alteradas e, eventualmente, reduzidas às de um líquido simples. Por exemplo, ao invés de flutuar na água, a densidade do gelo pode ser modificada continuamente até que ele venha a afundar. E o mesmo pode ser feito com todas as outras anomalias da substância.

Russo diz que “com esse procedimento, descobrimos que o que faz a água se comportar de forma anômala é a presença de um arranjo singular entre suas moléculas, que é o arranjo tetraédrico. Nele, a molécula da água é ligada pelo hidrogênio a outras quatro moléculas localizadas nos vértices do tetraedro”.

Ele explica que quatro destes arranjos tetraédricos podem se organizar, sem sobreposições, de forma a dividir uma molécula de água em comum no centro. “É a presença desse arranjo muito ordenado de moléculas da água, junto a outros arranjos desordenados que dá a substância vital suas particularidades peculiares. Pensamos que esse trabalho fornece uma explicação simples das anomalias da água e assinala sua natureza excepcional, o que a faz tão especial se comparada com outras substâncias”, diz.

Universidade de Bristol

FONTE: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s