Pular para o conteúdo principal

MIT desenvolve dispositivo que pode ouvir “vozes” da sua cabeça



Por: Alessandro Feitosa Jr.

Sabe aquela voz interna que temos em pensamentos ou ao ler um texto? Ela pode ser “ouvida” por um dispositivo criado por pesquisadores do MIT que permite controlar dispositivos sem precisar falar. Batizado de AlterEgo, o dispositivo é capaz de transcrever palavras verbalizadas internamente ao utilizar eletrodos que são incorporados na pele do usuários.

Ele pode parecer meio esquisitão, mas ainda está em um formato incipiente. Arnav Kapur, estudante de pós-graduação do MIT e líder do estudo, diz que se trata de um headset de “inteligência aumentada”. Para conseguir “ouvir” seus pensamentos, ele é colocado ao redor da mandíbula e queixo, preso por cima da orelha – assim, os quatro eletrodos ficam em contato com a pele e captam sinais neuromusculares sutis que são ativados quando alguém realiza essa verbalização interna.

Esses sinais são interpretados por uma inteligência artificial que os combina com algumas palavras. Até agora, o dispositivo consegue navegar pela interface do sistema de streaming Roku – ele navega pelo conteúdo, o seleciona e consegue reconhecer números. Além disso, usuários podem jogar xadrez e realizar outras tarefas básicas, como perguntar as horas e fazer cálculos simples.

O dispositivo também responde aos comandos e utiliza um alto-falante de condução óssea que toca próximo ao ouvido, mas que não exige a utilização de um fone que isole o som exterior. A ideia dos pesquisadores é criar uma interface aparentemente silenciosa, com que apenas o usuário do dispositivo possa se comunicar.

Apesar do aspecto de prótese, devemos ver novos visuais aparecerem no futuro – um dispositivo discreto tornaria bem menos desconfortável aquele momento de pedir para a Siri ou o Google Assistente fazer uma ligação. Também é uma boa para realizar pesquisas no Google e ter respostas quase que imediatas sem precisar olhar para uma tela. No comunicado de publicação do estudo, Kapur disse justamente que “a ideia era ter uma plataforma de computação mais interna […] uma extensão interna de nossa própria cognição”.

O AlterEgo conseguiu uma precisão de 92% na transcrição de palavras em um teste que envolveu dez pessoas que o utilizaram por 15 minutos. A taxa está próxima de sistemas de reconhecimento de voz como o ditado do Google, por exemplo. O grupo de cientistas está trabalhando na coleta de dados para melhorar o reconhecimento e adicionar mais palavras que possam ser interpretadas pelo dispositivo.



FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s