Pular para o conteúdo principal

Cientistas fabricarão abelhas robôs para a exploração de Marte


ABELHAS ROBÔS COMO DA SÉRIE BLACK MIRROR ESTÃO CADA VEZ MAIS PERTO DE DEIXAR A FICÇÃO (FOTO: REPRODUÇÃO / BLACK MIRROR)

Projeto utilizará insetos robóticos para coletar informações do Planeta Vermelho

O céu de Marte pode ficar muito mais movimentado em um futuro nem tão distante. Isso se depender de um time de pesquisadores da Universidade de Huntsville, no estado norte-americano do Alabama. Explorar os 144 milhões de quilômetros quadrados da superfície e nosso planeta vizinho não é fácil. É cerca de 100 milhões de quilômetros quadrados a mais que todos os continentes terrestres somados. Percorrer tudo isso com uma sonda, como a Curiosity, com velocidade de 0,14 km/h levaria uma eternidade. Muito mais prático fazer pelos ares, com a ajuda de abelhas-robôs.

Pesquisando melhores formas de voar na rarefeita atmosfera marciana, os cientistas encontraram nos insetos a inspiração para desenvolver um mecanismo que tivesse um desenho que favorecesse a aerodinâmica com um baixo consumo de energia. Com testes em modelos que simulam as condições locais, chegaram a um robô com o tamanho de uma abelha e asas de cigarra.


COMO VÃO FUNCIONAR AS MARSBEES. (FOTO: NASA)

A ideia é que, em uma missão futura, uma sonda carregará diversos robôs voadores, que seriam equipados com sensores e um dispositivo de comunicação sem fio. Assim elas sairiam para explorar o planeta, e só retornariam para recarregar as baterias. O projeto foi batizado de Marsbees, ou 'Abelhas de Marte' em português.

Essa forma de exploração, além de aumentar a eficiência da exploração, seria mais resiliente a falhas individuais no sistema. Se um robozinho quebrar, a missão continuará normalmente, mas com uma abelha a menos.

O próximo passo agora é desenvolver o robô. Para isso, contam com a ajuda de engenheiros japoneses. A equipe do Alabama vai modelar, analisar e otimizar numericamente as informações sobre as condições atmosféricas de Marte, e no Japão será desenvolvida e testada a abelha marciana.

A criação do Hummingbird Micro-Air Vehicle (micro veículo aéreo beija flor em português) credenciou os pesquisadores japoneses. É um dos poucos robôs desse tipo que conseguem voar na Terra. Na primeira fase do projeto, o beija-flor será testado em uma câmara de vácuo com a densidade do ar reduzida à de Marte. Em seguida, serão observados o desempenho do mecanismo enfrentando rajadas de vento e em situação de decolagem.

A previsão é que as abelhas marcianas só fiquem prontas a partir de 2030.



FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s