Depois de fotografar uma série de áreas altamente refletivas na superfície do planeta anão Ceres, a sonda interplanetária Dawn registrou uma enorme estrutura muito parecida a uma pirâmide egípcia. Será mesmo?
A nova imagem foi registrada no dia 6 de junho de 2015, quando a nave estava a 4400 quilômetros de altitude, acima da superfície do planeta anão Ceres. De acordo com a NASA, a estrutura parece ser um pico solitário com cerca de 5000 metros de altura, encravado sobre uma área levemente craterada próximo a algumas zonas refletivas.
O novo achado é mais uma das inúmeras feições de Ceres a ser pesquisada pelos cientistas espaciais. Antes do pico piramidal, a sonda Dawn havia detectado zonas altamente refletivas no interior de algumas crateras e que até agora ninguém sabe ao certo do que se trata.
Respostas
As possíveis respostas sobre essas enigmáticas feições geológicas deverão surgir já nos próximos meses. Em 30 de junho a sonda deverá baixar mais ainda sua altitude até atingir 1450 km acima da superfície e antes de chegar ao fim da missão em 2016, coletará dados a apenas 375 km de altura.
Missão
A sonda chegou a Ceres em março de 2015 e desde então tem analisado o planeta anão bem de perto. Antes, porém, a sonda estudou o planeta anão Vesta, ambos localizados entre as orbitas de Marte e Júpiter, dentro do chamado Cinturão de Asteroides.
Ceres tem cerca de 950 km de diâmetro e Vesta 540 km e são os dois maiores objetos dentro do Cinturão.
O objetivo da missão Dawn é colher dados que possam ajudar nas pesquisas sobre a formação do Sistema Solar, pois se imagina que esses dois objetos ainda mantêm intactas as suas características desde o início dos tempos.
FONTE: http://www.apolo11.com/
Comentários
Postar um comentário