Pular para o conteúdo principal

A dança entre Vênus e Júpiter vai começar



26/06/2015 às 14:54
por Josélia Pegorim

Eles estão muito distantes um do outro e da Terra também, mas é justamente esta distância astronômica que vai permitir ver o movimento de aproximação entre Vênus e Júpiter.
Os astrônomos profissionais e amadores já estão preparando suas máquinas fotográficas e binóculos para registrar este momento especial. Mas dá para ver até a olho nu, com um pouco de paciência.

Fim de semana de ar seco
O espetáculo é de graça e o melhor de tudo é que o tempo vai ajudar! Uma grande massa de ar seco se intensifica sobre o Brasil no fim de semana e reduz os níveis de umidade no ar em grande parte do país. O ar seco das tardes vai até incomodar muita gente, especialmente na Região Centro-Oeste, mas é a secura do ar que vai dificultar a formação das nuvens e deixar a observação dos astros mais nítida.
Por causa desta massa de ar seco, o primeiro fim de semana do inverno de 2015 promete noites limpas, com poucas nuvens e sem risco de chuva por quase todo o país. A baixa umidade do ar diminui o efeito de cintilação, que é aquela aparência de estrelas cheia de pontas que normalmente vemos ao olhar os astros.

A dança de Vênus e Júpiter
Os dois planetas não vão se chocar no céu, não vai acontecer nenhuma “trombada planetária”. Eles se movimentam e é a grande distância relativa dos objetos celestes, em relação a um observador que está na superfície da Terra, que dará a “impressão” de que os dois planetas vão ficar quase que lado a lado e até mudarem de posição em relação ao outro. Tecnicamente chamamos esta impressão visual de “movimento aparente dos astros”.
Esta “dança” entre Vênus e Júpiter vai demorar vários dias até chegar no momento de máxima aproximação aparente que será no dia 30 de junho. Então, se você quiser perceber este movimento terá que observar o céu por várias noites de 26 de junho a 1 de julho.
Mas como achar os planetas? É mais fácil do que você imagina. Vênus, então, é tão brilhante que costuma ser chamado de “estrela Dalva”. Ele aparece como um ponto muito brilhante no céu logo depois que o sol se esconde no horizonte. Pouco tempo depois, acima de Vênus, desponta Júpiter que tem uma cor amarelada.



Tudo isto poderá ser visto a olho nu, até com a interferência das luzes das grandes cidades. Mas se você estiver fora da poluição luminosa urbana, poderá apreciar o céu com mais nitidez. E se você tiver um binóculo para observação astronômica (que não precisa ser um super equipamento), poderá ver até as quatro grandes luas de Júpiter.



No dia 30 de junho teremos a impressão que os dois planetas estarão “um ao lado do outro”. No dia 1 de julho, Vênus “passa” Júpiter e fica acima dele.

Confira com o professor Marcos Calil as explicações de como observar a “dança” (movimento aparente) entre Vênus e Júpiter. Se não der para começar a ver a “dança” já na noite do dia 26 de junho não tem problema. Tema noite de 27, de 28, 29 de junho.



FONTE: http://www.climatempo.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/