Pular para o conteúdo principal

Sol pode ter tido uma estrela irmã


Se comprovada, a hipótese pode explicar muita coisa na orla exterior do nosso sistema.
[Imagem: M. Weiss]

Tatooine era aqui

Se Luke Skywalker não vivesse em uma galáxia muito, muito distante, ele poderia ter-se sentido em casa em um planeta do nosso Sistema Solar - há muito, muito tempo atrás.

Uma nova teoria propõe que o Sol pode ter tido uma estrela companheira de massa semelhante, e que o Sistema Solar teria nascido como um sistema binário.

Os sistemas com dois sóis são comuns em nossa galáxia, e a ideia pode explicar muitas coisas que estão em aberto sobre o Sistema Solar, incluindo a origem da Nuvem de Oort e do Planeta Nove.

Sistema solar binário

Avi Loeb e Amir Siraj, da Universidade de Harvard, nos EUA, estão propondo que a existência de uma companheira binária no aglomerado de nascimento do Sol - a coleção de estrelas que se formaram junto com o Sol a partir da mesma nuvem de gás molecular - poderia explicar questões importantes ainda em aberto sobre o Sistema Solar.

A teoria mais aceita hoje pelos astrônomos associa a formação da Nuvem de Oort - um "cinturão" de objetos celestes na orla exterior que os astrônomos acreditam ser a fonte dos cometas - com os restos da formação do Sistema Solar e seus vizinhos, com corpos celestes de menor porte sendo arremessados pelos planetas a grandes distâncias.

"Os modelos anteriores têm dificuldade em produzir a proporção esperada entre objetos dispersos no disco [protoplanetário] e objetos da nuvem externa de Oort. O modelo binário de captura oferece melhorias e refinamentos significativos, o que é aparentemente óbvio em retrospecto: a maioria das estrelas semelhantes ao Sol nasce com companheiras binárias," disse Siraj.

Se a Nuvem de Oort foi realmente capturada com a ajuda de uma estrela gêmea do Sol, as implicações para a nossa compreensão da formação do Sistema Solar seriam significativas. "Os sistemas binários são muito mais eficientes na captura de objetos do que estrelas simples," disse Loeb. "Se a Nuvem de Oort se formou conforme a vemos hoje, isso implicaria que o Sol de fato tinha uma companheira de massa semelhante que se perdeu antes de o Sol deixar seu aglomerado de nascimento."


Um novo telescópio pretende elucidar se o Planeta Nove é um planeta ou um buraco negro.
[Imagem: M. Weiss/CFA/Harvard]

Trazer água e levar os dinossauros

Outra implicação da teoria é que uma nuvem de Oort capturada, e não nascida junto com o sistema, poderia responder até mesmo a questões sobre a origem da vida na Terra.

"Objetos na nuvem externa de Oort podem ter desempenhado papéis importantes na história da Terra, como possivelmente transportar água para a Terra e causar a extinção dos dinossauros," defende Siraj.

O modelo também tem implicações para o hipotético Planeta Nove, que Loeb e Siraj acreditam não estar sozinho, e que também pode ter sido capturado.

"O quebra-cabeça não é apenas em relação às nuvens de Oort, mas também aos objetos transnetunianos extremos, como o potencial Planeta Nove," disse Loeb. "Não está claro de onde eles vieram, e nosso novo modelo prevê que deve haver mais objetos com uma orientação orbital semelhante ao Planeta Nove."


O planetoide Goblin ampliou a fronteira do Sistema Solar - mas pode haver mais.
[Imagem: Roberto Molar Candanosa/Scott Sheppard/Carnegie Institution for Science]

Foi-se

Se o Sol teve uma companheira em sua juventude, que contribuiu para a formação do Sistema Solar externo, resta então a pergunta que não quer calar: Para onde ela foi?

"Estrelas que passaram pelo aglomerado de nascimento teriam removido a companheira do Sol por meio de sua influência gravitacional," defende Loeb. "Antes da perda do binário, no entanto, o Sistema Solar já teria capturado seu envelope externo de objetos, ou seja, a Nuvem de Oort e a população do Planeta Nove. A companheira há muito perdida do Sol pode estar agora em qualquer lugar da Via Láctea."

Bibliografia:

Artigo: The Case for an Early Solar Binary Companion
Autores: Amir Siraj, Abraham Loeb
Revista: The Astrophysical Journal Letters
Vol.: 899, Number 2
DOI: 10.3847/2041-8213/abac66

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/