Pular para o conteúdo principal

Arecibo: radiotelescópio que busca por alienígenas é misteriosamente danificado


Reprodução: University of Central Florida

Por Daniele Cavalcante

O Observatório de Arecibo, que durante muito tempo foi o maior radiotelescópio fixo do mundo, sofreu um acidente que deixou seu prato refletor em pedaços. Localizado no município de Arecibo, Porto Rico, entrou para a história ao ser usado para enviar uma mensagem a civilizações alienígenas, em 1974.

Embora seja muito usado na busca por vidas alienígenas, o Arecibo é muito mais do que isso. Ele foi construído inicialmente para estudar a ionosfera terrestre e, graças aos incríveis 305 metros de diâmetro de sua parabólica, acabou sendo utilizado também para estudos em astronomia.

Na segunda-feira (10), um cabo de metal da instalação quebrou e cortou a antena do radar, abrindo um buraco de 30 metros de comprimento. De acordo com um comunicado do University of Central Florida, que opera as instalações, o cabo rompido também quebrou vários outros cabos e plataformas que sustentam a antena, fazendo com que os detritos caíssem no solo abaixo e dificultando o acesso dos técnicos ao local.

"Temos uma equipe de especialistas avaliando a situação", disse Francisco Cordova, diretor do observatório, em nota. “Nosso foco é garantir a segurança de nossa equipe, protegendo as instalações e equipamentos, e restaurando as instalações para operações completas o mais rápido possível, para que possamos continuar a ajudar cientistas em todo o mundo”.

Arecibo, muito além da busca por ETs



Entre as principais áreas de pesquisa exploradas pelos pesquisadores no Arecibo estão as galáxias e os pulsares - cada uma com direito com um terço do tempo de observação do telescópio; o último terço é reservado aos estudos da ionosfera. Aliás, ele é um dos principais instrumentos para procurar por novos pulsares, porque o tamanho permite buscas mais sensíveis.

Apesar de sua importância nessas áreas, ele ficou mais conhecido pela mídia como “telescópio que busca por extraterrestres”, em parte graças à famosa transmissão de sinal, conhecida como “Mensagem de Arecibo”. Ela foi enviada em 16 de novembro 1974 ao espaço com informações sobre o planeta Terra e a civilização humana.

O envio foi realizado pelo projeto SETI com o uso do radiotelescópio porto-riquenho e direcionado para o Grande Aglomerado Globular de Hércules, localizado a aproximadamente 25.000 anos-luz de distância, e possui cerca de 300.000 estrelas. Os 1679 impulsos de código binário levaram três minutos para serem transmitidos na frequência de 2380 MHz.

Infelizmente, mesmo que alguém, em algum lugar no extenso aglomerado receba a mensagem que viaja na velocidade da luz, nós teríamos que esperar quase 50.000 anos para receber uma resposta. Ainda hoje, o instituto SETI utiliza o Arecibo para a busca por vida em outros planetas.



FONTE: Live Science via canaltech.com.br - IFSC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/