Pular para o conteúdo principal

Maior processador do mundo promete acelerar inteligência artificial


Quase do tamanho de uma folha A4, o processador foi inteiramente otimizado para resolver algoritmos de inteligëncia artificial.
[Imagem: Cerebras/Divulgação]

Maior chip do mundo

A empresa emergente Cerebras apresentou seu prometido "chip em escala de wafer", que se tornou o maior processador do mundo - se fosse uma corrida, o segundo colocado nem apareceria na foto.

O objetivo da empresa é lançar servidores dedicados a tarefas de inteligência artificial, rodando programas de aprendizado de máquina com uma velocidade sem precedentes.

Enquanto os processadores de computador comuns são construídos às dúzias em uma pastilha, e depois serrados, o WSE (sigla em inglês para motor em escala de wafer) é um processador gigantesco que cobre toda a área de uma pastilha de silício.

Tudo no WSE é grande em relação aos processadores atuais, como os seus 400.000 núcleos otimizados para rodar os programas de inteligência artificial.

São 21,1 bilhões de transistores espalhados em uma área de 46.225 mm2, o que torna o processador 56 vezes maior do que a maior GPU (acelerador gráfico) já fabricada - cada um dos seus lados mede mais de 21 centímetros.

O WSE também conta com 18 GB de memória integrada no chip, o que é 3.000 vezes mais do que o segundo colocado. E interconexões intrachip de 100 petabits por segundo dão a ele uma largura de banda 33.000 vezes maior do que a concorrência.


Três quartos da área do servidor são dedicados à refrigeração.
[Imagem: Cerebras/Divulgação]

Servidor para inteligência artificial

É claro que o processador não vem sozinho, já que não existe uma placa-mãe no mercado que possa recebê-lo. Para isso, a empresa já apresentou seu servidor, chamado CS-1, um gabinete pronto para ser instalado em racks de centrais de dados.

Como consome um pico de até 20 kW de energia, três quartos do gabinete do CS-1 são ocupados por seu sistema de refrigeração.

A Cerebras foi criada por ex-executivos da SeaMicro, uma fabricante de servidores que foi comprada pela AMD em 2015. A existência da nova empresa foi anunciada apenas no final do ano passado.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/