Pular para o conteúdo principal

A incrível história do meteorito que iluminou céu da Costa Rica em 2019 e segue intrigando cientistas


Dezenas de meteoritos são destruídos diariamente na atmosfera da Terra - GETTY IMAGES

Alberto Nájar
BBC News Mundo, México

O evento alarmou milhares de pessoas na Costa Rica. Às 21h do dia 23 de abril de 2019, o céu se iluminou e ouviu-se uma forte explosão.

Segundos depois, centenas de pequenas rochas caíram na Terra. Naquele momento, Márcia Campos Muñoz estava descansando em casa quando ouviu uma série de batidas no telhado de sua casa.

O barulho e os uivos de seu cachorro a assustaram. Mas o choque aumentou com o forte estrondo vindo do fundo de sua casa. Ao verificá-lo, encontrou uma pedra quente no chão com um cheiro intenso de gás de cozinha.

Marcia mora na comunidade La Caporal de Aguas Zarcas, em Cantón de San Carlos, localizado 57 quilômetros ao norte da capital da Costa Rica, San José.


O meteorito perfurou o telhado da casa de Márcia Campos - ESCUELA CENTROAMERICANA DE GEOLOGÍA

O que aconteceu foi a queda de um meteorito que, segundo os especialistas, era do tamanho de uma máquina de lavar, embora tenha quebrado ao entrar na atmosfera terrestre.

Os fragmentos literalmente bombardearam a propriedade de Márcia e perfuraram o telhado de sua casa.

"A casa dela foi literalmente apedrejada do céu", disse Gerardo Soto Bonilla, pesquisador da Escola Centro-Americana de Geologia (ECG) da Universidade da Costa Rica, à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC.

Tesouro inestimável

A queda de rochas espaciais é comum. Na verdade, dezenas chegam à Terra todos os dias. A maioria é destruída antes de chegar à superfície.

Mas não esta. Agora, o que restou do objeto se tornou um valioso tesouro para os cientistas.

O meteorito contém elementos semelhantes aos que existiam na época da formação do sistema solar. E parte de sua composição tem origem orgânica.


As informações científicas do meteorito são inestimáveis, diz Gerardo Soto - ESCUELA CENTROAMERICANA DE GEOLOGÍA

Rochas como esta caíram há bilhões de anos na Terra e, segundo alguns especialistas, podem ser uma das chaves para o surgimento da vida no planeta.

Daí a importância do meteorito Aguas Zarcas, que leva o nome da área onde caiu.

Os fragmentos foram recuperados por moradores da comunidade e especialistas da Escola Centro-Americana de Geologia. A caçada permitiu reunir cerca de 27 quilos de pedaços de rocha.

Formado nas estrelas

O maior fragmento recuperado pesa 1,8 mil gramas, mas seu maior valor são as informações que contém.

O meteorito que caiu em Aguas Zarcas é um condrito carbonáceo, uma variedade muito rara de alto valor científico.


Fragmentos foram analisados ​​em vários países - ESCUELA CENTROAMERICANA DE GEOLOGÍA

De fato, na história da geologia, apenas 504 desse tipo de rocha foram recuperadas, segundo o pesquisador da Universidade da Costa Rica.

Os condritos carbonáceos contêm o único registro da composição geoquímica dos primeiros anos do sistema solar.

Ao analisar os fragmentos recuperados na Costa Rica, foram descobertos componentes de carbono orgânico, mas de origem inorgânica.

É um processo que remonta aos primeiros momentos da formação do Sistema Solar, afirma o pesquisador Soto Bonilla.

"O carbono original foi formado a partir da fusão nuclear em estrelas, a origem é totalmente inorgânica", explica.


O maior fragmento pesa 1.800 gramas - ESCUELA CENTROAMERICANA DE GEOLOGÍA

Ao analisar os fragmentos, também foram encontrados minerais que em sua estrutura molecular continham água, além de outros componentes como o sulfeto com níquel.

Outra descoberta foi que a composição geral da rocha contém isótopos de oxigênio muito semelhantes aos que existem no Sol.

A chave da vida

Os condritos carbonáceos são considerados essenciais para estudar a idade e a composição do Sistema Solar.

Rochas como a encontrada em Aguas Zarcas são ricas em carbonos, mas também contêm moléculas orgânicas, como aminoácidos, que são um dos componentes básicos das proteínas.

Um elemento chave era o carbono estelar. "Como ele tem uma capacidade muito grande de se associar a outros elementos, isso o levou a se misturar com outros elementos".


Os componentes do meteorito poderiam explicar o surgimento de vida na Terra - GETTY IMAGES

Alguns deles eram oxigênio, nitrogênio e hidrogênio, por exemplo. A reação química "começou a formar as moléculas que dão origem ao que são os seres vivos".

Um processo que, ao longo de milhões de anos, permitiu o surgimento de vida na Terra.

Na verdade, de acordo com o ECG, o meteorito Aguas Zarcas pode ter cerca de 4.560 milhões de anos.

'Fresquinho'

Há outro elemento que aumenta o valor científico da bola de fogo: o momento em que caiu na Terra e a rapidez com que os fragmentos foram recuperados.

Os condritos carbonáceos que caíram há dezenas ou centenas de anos, quando recuperados, já tinham perdido a maior parte de seus componentes orgânicos.


Os primeiros micróbios surgiram centenas de milhões de anos atrás - REUTERS

Um exemplo é o meteorito Murchinson, que pousou na Austrália em 1969 e foi considerado um dos maiores achados da história do Sistema Solar.

A rocha, porém, foi manipulada em vários momentos e seus componentes também foram contaminados com os da Terra, ou se perderam com o passar dos anos.

Além disso, explica Soto Bonilla, a tecnologia da época não permitia uma análise completa das partículas orgânicas, algo que hoje é possível.

No caso da bola de fogo que caiu na Costa Rica, há ampla oportunidade de aproveitar ao máximo as informações contidas nela.

"Está fresquinha, acabou de cair", diz o pesquisador da ECG. "Isso nos dá a oportunidade de analisar os componentes que vêm intactos do Sistema Solar porque, quando entram na Terra, eles mudam muito pouco."

Os componentes orgânicos criados há bilhões de anos são quase completamente preservados. "É daí que vem a importância do meteorito Aguas Zarcas."

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/