Pular para o conteúdo principal

Cientistas identificam gás frio e misterioso no centro da Via Láctea



Por Danielle Cassita

Uma equipe de pesquisadores encontrou evidências de um fenômeno curioso acontecendo no centro da nossa galáxia, onde o buraco negro supermassivo Sagittarius A* está. Trata-se de emissões de um gás frio cuja origem ainda não foi identificada. Mesmo assim, a descoberta dessas nuvens de gás pode trazer implicações importantes para o futuro da Via Láctea. O artigo do estudo foi publicado na revista Nature.

Naomi McClure-Griffiths, professora da Australian National University (ANU), explica que “quando ao expulsar muita massa, você perde um pouco do material que poderia ser usado para formar estrelas”. Então, se determinada quantidade deste material for perdida, a galáxia não poderá mais formar novas estrelas. “Poder ver indicações da Via Láctea perdendo este gás formador de estrelas é animador, porque faz você imaginar o que vem depois!", finaliza.

Este estudo também traz novas perguntas sobre o que pode estar acontecendo no centro da nossa galáxia agora. O movimento dos gases no centro da Via Láctea é assunto de debates há pelo menos uma década, entretanto, os astrônomos observaram não há apenas um gás quente saindo do centro da galáxia, mas também um gás frio e bastante denso, que não se move tão facilmente.


Radiotelescópio Atacama Pathfinder Experiment (APEX), onde o gás foi observado (Imagem: ESO/B. Tafreshi/TWAN (twanight.org)

“As explicações padrão para o vento da Via Láctea é que ele é causado por um evento explosivo associado ao buraco negro ou aos ventos de uma supernova e estrelas”, pontua a professora. Mesmo assim, nenhum deles explica bem o gás misterioso. Além disso, ainda não está claro se o Sgr A* é responsável pela emissão do gás: "ainda não sabemos se o buraco negro ou a formação de estrelas pode produzir este fenômeno. Ainda estamos procurando a origem, mas quanto mais aprendemos sobre o fenômeno, mais complicado ele fica", explica Dr. Enrico Di Teodoro, autor líder do estudo.

Outros processos semelhantes já foram observados em outras galáxias, mas, como estão distantes, não é possível observá-las detalhadamente. Então, como essa é a primeira vez que o fenômeno é observado na Via Láctea, temos uma vantagem: "nossa própria galáxia é quase um laboratório, onde podemos entrar e tentar entender como as coisas funcionam só de olhá-las de perto”. A equipe já tem outro projeto aprovado com o Observatório Europeu do Sul para utilizar o telescópio APEX para buscar mais nuvens. Com novas amostras, eles poderão entender melhor os processos físicos delas.

FONTE: Phys.org, CNet via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/