Pular para o conteúdo principal

Astrônomos detectam flashes do buraco negro no centro da nossa galáxia


Simulação artística de uma nuvem de gás que se aproxima de Sag A *. Ilustração: ESO/MPE/Marc Schartmann

Por Ryan F. Mandelbaum

Uma tentativa de provar a teoria da gravidade de Einstein revelou algo ainda mais estranho: um flash sem precedentes do buraco negro no centro de nossa galáxia.

A Via Láctea apresenta um buraco negro que é 4 milhões de vezes a massa do Sol, chamado Sagitário A * (pronunciado A-star). Uma equipe de cientistas vem medindo-a há mais de 20 anos e, em maio, eles observaram um flash de radiação infravermelha mais brilhante já visto no buraco negro. Não é algo para se preocupar, mas é um desenvolvimento animador para os astrônomos tentarem entender.

“Podemos ver a mudança em tempo real”, disse Tuan Do, autor principal do estudo e cientista associado de pesquisa da UCLA, ao Gizmodo. “Você geralmente não consegue fazer isso em astrofísica”.

A equipe de cientistas observou o centro galáctico por quatro noites este ano usando uma câmera infravermelha no telescópio Keck II. Em 13 de maio, a quantidade de luz infravermelha emitida aumentou 75 vezes em apenas duas horas, de acordo com o artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters. Ele também brilhou intensamente em 20 de abril e diminuiu rapidamente nas noites em que relampejou. Do explicou que a análise estatística feita depois da observação demonstrou que o evento era usual.

Os buracos negros são objetos tão densos que, além de uma zona chamada horizonte de eventos, seu campo gravitacional distorce o espaço ao ponto de a luz não conseguir escapar. Mas eles ainda podem emitir radiação de fora do seu horizonte de eventos, o resultado da interação com o gás e as estrelas que chegam perto demais.



Tradução: Aqui está um timelapse de mais de 2,5 horas de imagens de maio do @keckobservatory do buraco negro supermassivo Sgr A *. O buraco negro é sempre variável, mas foi o mais brilhante que já vimos no infravermelho até agora. Provavelmente foi ainda mais brilhante antes de começarmos a observar aquela noite!

Essa interação pode ter estado por trás desse flash brilhante recente. Esses cientistas estavam especialmente interessados em uma estrela orbitando perto do centro galáctico chamado SO-2. Eles esperavam testar a teoria de Einstein de como funciona a gravidade, chamada relatividade geral, e descobriram que o buraco negro de fato deformou a luz da estrela como previsto pela teoria.

Talvez, disse Do, o SO-2 modificou o fluxo de gás no buraco negro e causou o flash temporário. Ou talvez o flash tenha vindo da reação atrasada de outro objeto inchado que recentemente passou pelo centro, chamado G2. Espera-se que mais observações ajudem os cientistas a chegarem a conclusões mais precisas.

Este não é o único grupo que está monitorando o SO-2 e o Sag A*. Outra equipe de astrônomos que opera o Very Large Telescope do European Southern Observatory também mediu os efeitos de alongamento de luz do buraco negro (eles chamam de estrela S2, mas é a mesma estrela). Do está curioso para ver se esta equipe também observou o flash.

Em última análise, os pesquisadores estão interessados ​​em saber se o buraco negro está mais ativo do que o habitual e, em caso afirmativo, quanto tempo durará o aumento da atividade, de acordo com a publicação.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

Ovnis e estranhas criaturas próximos ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN)

Desde o ano de 2016 militares da Aeronáutica que trabalham na Barreira do Inferno já percebiam bolas de luzes alaranjadas como também feixes de luzes amarelados no céu noturno, bem próximo daquela região. Por desconhecerem totalmente a origem dessas luzes misteriosas e a finalidade delas, vários militares observavam intrigados e chegavam a comentar entre eles sobre esses fenômenos luminosos. Dias após a percepção dessas claridades no céu noturno, alguns militares começaram a perceber ao redor daquela localidade o aparecimento de criaturas vivas, de seres que não eram humanos. Um dos militares chegou a ver um "Urso Polar" e imediatamente comunicou a outros militares de plantão. Tal militar chegou a passar mal após a aparição de tal criatura. Já um outro militar flagrou uma outra criatura aparentando ser um "homem de grande porte" sair andando de dentro da água do mar. Outro militar relata que presenciou duas criaturas que de início pareciam apenas dois cachorros g…

A noite em que Lavras (MG) parou para ver um UFO

Serra da Bocaina no município de Lavras (MG)

Na noite de 1º de junho de 1969, um UFO sobrevoou a cidade de Lavras, região Sul do estado de Minas Gerais, sendo observado por centenas de pessoas. O fotógrafo amador e médico Dr. Rêmulo Tourino Furtini tirou diversas fotografias do estranho objeto, que chegou a fazer um pouso em um pasto existente na época. O sargento Inocêncio França do Tiro de Guerra local e vários atiradores comprovaram o pouso, constatado tecnicamente após o ocorrido. Na época, o caso foi notícia na mídia de todo o país, despertando o interesse da Nasa e até mesmo do extinto bloco soviético.


Ufo é fotografado na madrugada

Naquela fria madrugada de 1º de junho de 1969 algumas pessoas encontram-se nas ruas, já que no tradicional Clube de Lavras estava acontecendo um dos seus famosos bailes. Alguns bares encontravam-se abertos e alguns bêbados ziguezagueavam por aquelas ruas tranquilas.

Era uma noite comum de inverno, como tantas outras em uma cidade interiorana, quando…