Pular para o conteúdo principal

Astrônomos detectam flashes do buraco negro no centro da nossa galáxia


Simulação artística de uma nuvem de gás que se aproxima de Sag A *. Ilustração: ESO/MPE/Marc Schartmann

Por Ryan F. Mandelbaum

Uma tentativa de provar a teoria da gravidade de Einstein revelou algo ainda mais estranho: um flash sem precedentes do buraco negro no centro de nossa galáxia.

A Via Láctea apresenta um buraco negro que é 4 milhões de vezes a massa do Sol, chamado Sagitário A * (pronunciado A-star). Uma equipe de cientistas vem medindo-a há mais de 20 anos e, em maio, eles observaram um flash de radiação infravermelha mais brilhante já visto no buraco negro. Não é algo para se preocupar, mas é um desenvolvimento animador para os astrônomos tentarem entender.

“Podemos ver a mudança em tempo real”, disse Tuan Do, autor principal do estudo e cientista associado de pesquisa da UCLA, ao Gizmodo. “Você geralmente não consegue fazer isso em astrofísica”.

A equipe de cientistas observou o centro galáctico por quatro noites este ano usando uma câmera infravermelha no telescópio Keck II. Em 13 de maio, a quantidade de luz infravermelha emitida aumentou 75 vezes em apenas duas horas, de acordo com o artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters. Ele também brilhou intensamente em 20 de abril e diminuiu rapidamente nas noites em que relampejou. Do explicou que a análise estatística feita depois da observação demonstrou que o evento era usual.

Os buracos negros são objetos tão densos que, além de uma zona chamada horizonte de eventos, seu campo gravitacional distorce o espaço ao ponto de a luz não conseguir escapar. Mas eles ainda podem emitir radiação de fora do seu horizonte de eventos, o resultado da interação com o gás e as estrelas que chegam perto demais.



Tradução: Aqui está um timelapse de mais de 2,5 horas de imagens de maio do @keckobservatory do buraco negro supermassivo Sgr A *. O buraco negro é sempre variável, mas foi o mais brilhante que já vimos no infravermelho até agora. Provavelmente foi ainda mais brilhante antes de começarmos a observar aquela noite!

Essa interação pode ter estado por trás desse flash brilhante recente. Esses cientistas estavam especialmente interessados em uma estrela orbitando perto do centro galáctico chamado SO-2. Eles esperavam testar a teoria de Einstein de como funciona a gravidade, chamada relatividade geral, e descobriram que o buraco negro de fato deformou a luz da estrela como previsto pela teoria.

Talvez, disse Do, o SO-2 modificou o fluxo de gás no buraco negro e causou o flash temporário. Ou talvez o flash tenha vindo da reação atrasada de outro objeto inchado que recentemente passou pelo centro, chamado G2. Espera-se que mais observações ajudem os cientistas a chegarem a conclusões mais precisas.

Este não é o único grupo que está monitorando o SO-2 e o Sag A*. Outra equipe de astrônomos que opera o Very Large Telescope do European Southern Observatory também mediu os efeitos de alongamento de luz do buraco negro (eles chamam de estrela S2, mas é a mesma estrela). Do está curioso para ver se esta equipe também observou o flash.

Em última análise, os pesquisadores estão interessados ​​em saber se o buraco negro está mais ativo do que o habitual e, em caso afirmativo, quanto tempo durará o aumento da atividade, de acordo com a publicação.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s