Pular para o conteúdo principal

Nave de coleta de amostras de asteroide da NASA chega ao seu destino: Bennu



Por Ryan F. Mandelbaum

A nave OSIRIS-REx, da NASA, chegou nesta segunda-feira (3) ao seu destino, o asteroide Bennu. Esse é um importante passo na missão da sonda de coletar uma amostra do asteroide e levá-la para a Terra.

A OSIRIS-REx foi lançada em 8 de setembro de 2016, do Cabo Canaveral, na Flórida. Ela carrega cinco instrumentos de coleta de dados, e os cientistas esperam aprender mais sobre as origens do Sistema Solar e até quais recursos um asteroide pode ter. O marco desta segunda-feira é também o fim de uma jornada de dois anos até o Bennu e o início de um período de estudo de um ano e meio.

“A chegada já vinha há muito tempo, e estamos bastante ansiosos para o próximo capítulo desta missão”, disse Heather Enos, pesquisadora-chefe da OSIRIS-REx, da Universidade do Arizona, em um vídeo da NASA.

Nesta segunda-feira (3), os cientistas queimaram os motores para posicionar a OSIRIS-REx em segurança em sua órbita em torno de Bennu, a sete quilômetros do asteroide em sua aproximação de menor distância. A espaçonave realizou manobras desde o meio do ano para mudar sua velocidade e se preparar para essa aproximação e chegada.

Orbitar asteroides (e o encontro com eles) não é fácil — essas rochas têm pouquíssima gravidade, e várias missões em órbitas de asteroides se depararam com problemas. O Bennu será o menor objeto astronômico já orbitado por uma espaçonave; são apenas 487 metros de ponta a ponta, em média. “O ambiente de baixa gravidade é um dos maiores desafios na condução dessa missão”, disse Rich Burns, gerente de projeto da OSIRIS-REx no Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA, em um vídeo da agência. Até mesmo a energia do Sol aquecendo a espaçonave pode mudar sua trajetória.

Os asteroides são de extremo interesse para os cientistas. Acredita-se que eles contenham um registro inalterado do antigo Sistema Solar, e eles podem ter sido o caminho percorrido por parte das águas da Terra para chegar ao nosso planeta em primeiro lugar. Essa água ou os metais do asteroide podem um dia servir como recursos úteis, de forma que exploradores do espaço não precisem levar esses materiais pesados ​​com eles. E a órbita do Bennu faz dele um asteroide “potencialmente perigoso”, o que significa que ele é grande e pode ameaçar a Terra em um futuro distante. Portanto, os cientistas esperam caracterizá-lo ainda mais.

Os pesquisadores estão ansiosos para ter alguns pedaços reais do asteroide na Terra para analisar. “Estou particularmente empolgada com o momento em que a amostra será recuperada”, disse ao Gizmodo Neyda Abreu, professora associada de geociências e matemática na Universidade Estadual da Pensilvânia em DuBois. “Nós apenas arranhamos a superfície quando se trata de entender os asteroides.” Abreu espera que o Bennu revele uma variedade de diferentes materiais e terrenos, além de oferecer um local seguro para pousar.

A OSIRIS-REx é a primeira missão de retorno de amostras de asteroides da NASA e o maior retorno de amostra desde que a Apollo trouxe rochas lunares. Espera-se que a nave vá coletar até dois quilos de material. No entanto, esse não é o primeiro retorno de amostra de asteroides — a primeira missão “problemática” da sonda Hayabusa, do Japão, trouxe de volta 1.500 grãos de poeira do asteroide Itokawa, após dificuldades consideráveis. Sua sucessora, a Hayabusa2, está no meio de sua própria missão de pousar em outro asteroide, o Ryugu.

A equipe da OSIRIS-REx agora irá mapear o asteroide nos mínimos detalhes e medir sua massa. Isso ajudará os pesquisadores a determinar futuras órbitas e onde coletar amostras no asteroide, conforme revelou Coralie Adams, navegadora de voo da missão, em entrevista coletiva da NASA.

A espaçonave está programada para voltar para a Terra em setembro de 2023.







FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s