Pular para o conteúdo principal

Após percorrer 2 bilhões de km, sonda se aproximará do asteroide Bennu


ILUSTRAÇÃO MOSTRA SONDA OSIRIS-REX SE APROXIMANDO DO ASTEROIDE BENNU (FOTO: DIVULGAÇÃO/ GODDARD SPACEFLIGHT CENTER)

Considerado um dos asteroides mais antigos já descobertos pela NASA, objeto espacial tem uma pequena chance de colidir com a Terra em 2175

Lançada em 2016 pela NASA, a sonda OSIRIS-REx finalmente se aproximará do asteroide Bennu após uma jornada de mais de 2 bilhões de quilômetros.O objeto espacial é considerado um dos mais antigos já encontrados pela humanidade e abrigaria materiais que datam do início do Sistema Solar, com idade estimada em 4,5 bilhões de anos. Para além da curiosidade científica, Bennu também desperta preocupação para a humanidade: de acordo com avaliações de astrônomos, o asteroide tem remotas chances de atingir a Terra em 2175 — entre todos os corpos espaciais, Bennu é considerado com um dos maiores potenciais de impactar o planeta.

O movimento de aproximação entre a OSIRIS-REx e Bennu acontecerá nesta segunda-feira (03 de dezembro), a partir das 14h45 do horário de Brasília — a NASA realizará uma transmissão ao vivo pela internet. De acordo com pesquisadores da Universidade do Arizona, que lideram o projeto de construção da sonda, o equipamento passará um ano e meio realizando mapeamento, medições e coletas de dados antes de localizar qual será a melhor área do asteroide para o recolhimento das amostras. Não há previsão da OSIRIS-REx realizar uma aterrissagem de fato em Bennu, mantendo uma distância de 5 quilômetros em relação à superfície do objeto espacial.

Ao custo de US$ 800 milhões, a missão pretende recolher dados mais aprofundados sobre a formação e evolução do Sistema Solar, incluindo amostras de vestígios que poderiam indicar quais elementos deram origem à formação da vida na Terra. Além disso, a OSIRIS-REx enviará informações a respeito da constituição do asteroide, para uma eventual necessidade dos pesquisadores traçarem um plano para evitar a aproximação de Bennu com a Terra.


REPRESENTAÇÃO DA OSIRIS-REX (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Bennu foi descoberto em 1999 e tem cerca de 500 metros de largura, viajando a uma velocidade média de 101388 quilômetros por hora. O objeto foi escolhido entre 500 mil outros por ser um dos asteroides mais antigos já descobertos pela agência espacial norte-americana.

Após a sonda recolher as informações, será iniciado o caminho de volta de OSIRIS-REx em direção à Terra: os pesquisadores estimam que o equipamento retornará ao planeta em setembro de 2023.

Em setembro deste ano, duas sondas lançadas pela espaçonave japonesa Hayabusa-2 aterrissaramem um asteroide pela primeira vez na história. Batizados de Minerva II-1, os jipes (que também são conhecidos como rovers) enviaram fotos de sua chegada ao asteroide Ryugu, localizado a 280 milhões de quilômetros de distância da Terra.


FOTO DA SUPERFÍCIE DO ASTEROIDE RYUGU (FOTO: DIVULGAÇÃO)

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s