Pular para o conteúdo principal

Astrônomos detectam quatro novas ondas gravitacionais


REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE ONDA GRAVITACIONAL (FOTO: ESO/L. CALÇADA/M. KORNMESSER/WIKIPEDIA COMMONS)

Fenômenos ocorreram a partir das fusões de buracos negros e de estrelas de nêutrons

Cientistas divulgaram que encontraram novas quatro ondas gravitacionais, originadas de dez fusõesbinárias de buracos negros de massa estelar e de uma fusão de estrelas de nêutrons. O anúncio foi realizado no sábado (1), durante o Workshop de Física e Astronomia de Ondas Gravitacionais em College Park, nos Estados Unidos.

A descoberta é resultado do projeto LIGO (Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferometria a Laser) da National Science Foundation (NSF), e do detector de ondas gravitacionais VIRGO, instalado na Europa, que procura objetos cósmicos coalescentes, como pares de buracos negros e pares de estrelas de nêutrons.

De 12 de setembro de 2015 a 19 de janeiro de 2016, durante a primeira fase de observação do LIGO, foram detectadas ondas gravitacionais de três fusões binárias de buracos negros.

A segunda etapa, de 30 de novembro de 2016 a 25 de agosto de 2017, resultou em uma fusão binária de estrelas de nêutrons e sete novas fusões binárias de buraco negro, incluindo os quatro novos eventos de ondas gravitacionais – nomeados de GW170729, GW170809, GW170818 e GW170823, em referência às datas em que foram detectados.


OBSERVATÓRIO DE ONDAS LIGO, NOS ESTADOS UNIDOS (FOTO: ALTECH/MIT/LIGO LAB/WIKIPEDIA COMMONS)

Segundo os astrônomos do LIGO, o GW170729 é a fonte de ondas gravitacionais mais massiva e distante já observada. Nesta coalescência (mistura química), que aconteceu há cerca de cinco bilhões de anos, uma energia de quase cinco massas solares foi convertida em radiação gravitacional.

Já GW170814 foi a primeira fusão binária de buracos negros medida pela rede de três detectores e permitiu os primeiros testes de polarização por ondas gravitacionais (análogos à polarização de luz).

O evento GW170817 representou a primeira vez que ondas gravitacionais foram observadas a partir da fusão de um sistema estelar de nêutrons binários. Além do mais, esta colisão foi vista em ondas gravitacionais e luz, marcando um novo capítulo na astronomia em que os objetos cósmicos são observados simultaneamente em diferentes formas de radiação.

O GW170818 foi identificado com bastante precisão: a posição dos buracos negros binários, localizada a 2,5 bilhões de anos-luz da Terra, foi detectada no céu com 39² graus. Isso o torna a próxima melhor fonte de onda gravitacional localizada após a fusão de estrelas de nêutrons GW170817.


DETECTOR DE ONDAS GRAVITACIONAIS VIRGO, INSTALDO NA EUROPA (FOTO: THE VIRGO COLLABORATION/WIKIPEDIA COMMONS)

"O lançamento de mais quatro fusões binárias de buracos negros nos informa sobre a natureza da população desses sistemas binários no universo e restringe a taxa de eventos", disse Albert Lazzarini, vice-diretor do Laboratório LIGO do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, em inglês), em comunicado.

"A próxima fase de observações, que começa na primavera de 2019, deve render muito mais candidatos a ondas gravitacionais", comentou David Shoemaker, porta-voz da LIGO Scientific Collaboration.

A capacidade aprimorada da rede LIGO-Virgo é possibilitada pela exploração dos atrasos do tempo da chegada do sinal nos diferentes locais e dos padrões de antena dos interferômetros (sobreposição de ondas).

O trabalho científico das novas descobertas apresenta informações de todas as detecções de ondas gravitacionais e eventos candidatos das duas execuções de observação.

De acordo com os cientistas, quase todos os buracos negros formados a partir de estrelas são mais leves que 45 vezes a massa do Sol. Graças ao processamento de dados mais avançado e melhor calibração dos instrumentos, a precisão dos parâmetros astrofísicos dos eventos anunciados anteriormente aumentou consideravelmente.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s