Pular para o conteúdo principal

Astrônomos descobrem mais de 100 exoplanetas em três meses


ILUSTRAÇÃO DE UM EXOPLANETA FEITA PELA NASA (FOTO: DIVULGAÇÃO/NASA)

Cientistas japoneses confirmaram a existência de diversos candidatos a exoplanetas descobertos pela missão K2 do Kepler

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tóquio e do Centro de Astrobiologia do Instituto Nacional de Ciências Naturais, no Japão, utilizou telescópios espaciais e terrestres para confirmar a descoberta de 104 exoplanetas - isso só nos últimos três meses.

De acordo com os cientistas, uma das razões de tantas descobertas foi o uso do telescópio espacial Kepler, lançado em 2009 para localizar e estudar exoplanetas, como são chamados planetas que se encontram fora do nosso Sistema Solar.

A maioria deles foi encontrado a partir da observação do brilho de estrelas: quando a luminosidade diminui, há a possibilidade de um objeto - no caso, um planeta - estar passando nos entornos da estrela.

A queda no brilho de uma estrela também pode ser causada por outros fatores, como pela passagem de meteoros ou de lixos espaciais, logo, a confirmação é importante.

Missão

Em 2013 o Kepler sofreu problemas mecânicos, o que iniciou uma segunda missão chamada K2. Astrônomos de todo o mundo começaram umas competição para confirmar os dados colhidos nessa fase, inclusive a equipe de pesquisadores japoneses.

Ao todo, eles analisaram 227 candidatos a exoplanetas. Para isso, foram utilizados telescópios espaciais e terrestres que os ajudaram nessa descoberta, de acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão. Como resultado, a equipe confirmou a existência de 104 novos planetas fora do nosso Sistema Solar.

Sete dos astros descobertos possuem períodos orbitais com menos de 24 horas. O motivo disso ainda é uma incógnita para os cientistas. Um estudo mais aprofundado desses planetas ajudará a entender os processos por trás de sua formação.

Os cientistas também confirmaram muitos astros com formação rochosa e outros com menos do dobro do tamanho da Terra, bem como sistemas formados por múltiplos exoplanetas.

John Livingston, principal autor do trabalho, explicou: “Embora o Telescópio Espacial Kepler tenha sido oficialmente retirado pela NASA, seu telescópio espacial sucessor, chamado TESS, já começou a coletar dados. Apenas no primeiro mês de operações, ele já encontrou muitos novos exoplanetas e continuará a descobrir muitos outros. Podemos aguardar novas descobertas nos próximos anos".

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s