Pular para o conteúdo principal

Tecnologia a laser pode servir como um "farol" para alienígenas nos descobrirem



Por Patrícia Gnipper

Pesquisadores do MIT publicaram um estudo em que abordam a viabilidade de se construir uma espécie de farol espacial para que astrônomos alienígenas descubram que há vida inteligente na Terra. No estudo de autoria do pós-graduando James Clark, uma tecnologia a laser pode, em princípio, ser usada para tal, emitindo feixes fortes o suficiente para alcançarem uma área de até 20 mil anos-luz de distância.

Tal laser precisaria ter de 1 a 2 megawatts de alta potência, sendo focado por meio de um telescópio de 30 a 45 metros e direcionado, então, ao espaço. O resultado seria um feixe de radiação infravermelha forte o suficiente para se diferenciar da energia emitida pelo nosso Sol. Então, alienígenas que, assim como nós, possam estar observando o céu em busca de outros mundos com vida, seriam capazes de nos detectar.

O estudo vai além de somente emitir feixes de laser em direção ao espaço, indicando, ainda, que a tecnologia pode também ser usada para enviar mensagens breves na forma de pulsos semelhantes ao código Morse. Para Clark, se começarmos a nos comunicar com uma civilização inteligente alienígena, ao usar esse tipo de mensagem codificada "poderíamos enviar uma mensagem com uma taxa de dados de cerca de algumas centenas de bits por segundo, que chegaria lá em poucos anos".

Já quanto às tecnologias necessárias para se criar um projeto do tipo fora do papel, Clark admite que "este seria um projeto desafiador, mas não impossível". Em seu entendimento, "os tipos de lasers e telescópios que estão sendo construídos hoje podem produzir um sinal detectável, de modo que um astrônomo [alienígena] possa dar uma olhada em nossa estrela e ver imediatamente algo incomum em seu espectro".

Há, também, uma questão de segurança envolvida na ideia de Clark: um feixe com a potência sugerida pelo estudante do MIT produziria uma densidade de fluxo de cerca de 800 watts de energia por metro quadrado, algo próximo da produzida pelo Sol (que gera cerca de 1.300 watts por metro quadrado). E esse feixe poderia prejudicar a visão das pessoas, caso elas olhassem diretamente a ele (assim como nossa visão é prejudicada se olharmos diretamente ao Sol). Para piorar, este feixe poderia potencialmente prejudicar câmeras a bordo de espaçonaves que passarem por ele.

Mas Clark está aberto a críticas e diz que "em geral, este foi um estudo de viabilidade; seja ou não uma boa ideia, isso é uma discussão para trabalhos futuros". O autor do estudo espera, na verdade, que seu trabalho encoraje o desenvolvimento de técnicas de imagens infravermelhas não apenas para identificar potenciais sinais no céu que possam ser provenientes de civilizações extraterrestres, como também para identificar gases na atmosfera de um planeta distante que possam indicar que ali existe vida.

FONTE: Science Daily via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s