Pular para o conteúdo principal

Montanha no Chile é nivelada para abrigar maior telescópio do mundo


PROJETO DE COMO IRÁ FICAR O EXTREMELY LARGE TELESCOPE (ELT) (FOTO: ESO/L. CALÇADA)

O Extremely Large Telescope (ELT) terá um complexo de 798 espelhos hexagonais para realizar observações mais detalhadas do espaço

Um gigante buraco circular de terra e cimento no topo da montanha chilena de Cerro Armazones dá a ideia das dimensões monumentais da construção do Extremely Large Telescope (ELT), que será o maior instrumento feito pela humanidade para a observação do espaço. Desenvolvido pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), o equipamento terá um enorme complexo de espelhos medirá 39 metros de diâmetro.

Para a construção do empreendimento era necessário encontrar um local com altitude elevada para as análises astronômicas e sem poluição luminosa. Para cumprir tais requisitos, os engenheiros nivelaram o topo da montanha chilena localizada no Deserto do Atacama.

As obras do ELT começaram em maio de 2017 e estão programadas para serem concluídas em 2024. Os custos estimados para a construção do empreendimento são de US$ 1,47 bilhão (contando com a inflação do período) até 2024 — o valor é equivalente a R$ 5,44 bilhões.


ÁREA DE CONSTRUÇÃO DO EXTREMELY LARGE TELESCOP (FOTO: ESO)

Observação de ouro

O ELT terá grande capacidade de geração de imagens. A chave para isso é o seu espelho primário em forma de favo de mel, composto por 798 espelhos hexagonais, cada um medindo 1,4 metros de diâmetro.

Para comparação, o Very Large Telescope (VLT) do ESO – o maior e mais avançado telescópio do mundo atualmente – conta com quatro telescópios que possuem espelhos medindo 8,2 metros de diâmetro, e quatro telescópios auxiliares móveis com espelhos medindo 1,8 metros de diâmetro. Combinando a luz dos telescópios (processo conhecido como interferometria), o VLT é capaz de obter a resolução de um espelho que mede até 200 metros.

Com 39 metros de diâmetro, o ELT terá vantagens ​​sobre o VLT, ostentando uma área de coleta 100 vezes maior e com capacidade de coletar 100 vezes mais luz. Isso permitirá observações de objetos menores.


PROJETO DE ESPELHOS DO EXTREMELY LARGE TELESCOPE (ELT) (FOTO: ESO)

Em uma galáxia muito distante

Espera-se que o ELT seja capaz de visualizar diretamente exoplanetas ao redor de planetas distantes, algo raramente possível atualmente. Por causa disso, os objetivos científicos do telescópio incluem fazer imagens diretas de exoplanetas rochosos que orbitam suas estrelas, o que finalmente vai permitir que astrônomos sejam capazes de caracterizar as atmosferas de planetas "semelhantes à Terra". Acredita-se que o ELT será um divisor de águas na busca de mundos potencialmente habitáveis que estão ​​além do Sistema Solar.

O ELT também poderá medir a aceleração da expansão do universo diretamente, o que permitirá resolver uma série de mistérios cosmológicos, tais como o papel que a energia escura desempenhou na evolução cósmica.

Trabalhando "de trás para frente", os cientistas poderão construir modelos mais abrangentes de como o universo se desenvolveu. Isso porque o ELT poderá conduzir levantamentos espectroscópicos de centenas de galáxias massivas que se formaram no final da "Idade das Trevas" – cerca de 1 bilhão de anos após o Big Bang.

Ao fazer isso, o ELT irá capturar imagens dos primeiros estágios da formação de galáxias e fornecer informações que até agora só estão disponíveis para galáxias mais próximas. Tudo isso revelará os processos físicos por trás da formação e transformação de galáxias ao longo de bilhões de anos.



FONTE: Revista Galileu - Launch Pad Astronomy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s