Pular para o conteúdo principal

Cristais líquidos mostram uma nova tela da origem da vida


Os cristais líquidos naturais (em cima) guiam o processo de montagem do RNA de forma muito eficiente.[Imagem: Marco Todisco et al. - 10.1021/acsnano.8b05821]

Cristais líquidos na origem da vida

As telas dos modernos televisores, telefones celulares e monitores de computador abrem e fecham seus píxeis usando cristais líquidos, materiais que fluem como líquidos, mas têm moléculas orientadas em estruturas semelhantes a cristais.

Mas os cristais líquidos podem não ser uma novidade tão "modernosa" assim. Biólogos estão propondo que essas moléculas altamente organizadas e organizáveis podem ter desempenhado um papel primordial no surgimento da vida na Terra, ajudando a montar as primeiras biomoléculas.

Marco Todisco e seus colegas da Universidade de Milão, na Itália, descobriram que pequenas moléculas de RNA podem formar cristais líquidos que estimulam o crescimento dessas moléculas em cadeias mais longas.

A hipótese mais aceita hoje é que a vida na Terra se originou em um "mundo de RNA", no qual o RNA cumpria o duplo papel de transportar a informação genética e realizar o metabolismo antes do surgimento do DNA ou das proteínas. Ainda existem cadeias catalíticas de RNA, ou ribozimas, nos genomas modernos.


O processo natural pode ser menos eficiente, mas a natureza nunca teve pressa. [Imagem: Marco Todisco et al. - 10.1021/acsnano.8b05821]

Automontagem

As ribozimas conhecidas têm cerca de 16 a 150 nucleotídeos de comprimento. Então, como essas sequências se agrupam em um mundo primordial sem ribozimas ou proteínas anteriormente existentes?

Para descobrir, Todisco explorou diferentes cenários sob os quais RNAs curtos poderiam se automontar. Ele descobriu que, em altas concentrações, sequências de RNA curtas (com 6 a 12 nucleotídeos de comprimento) ordenam-se espontaneamente em fases de cristal líquido.

Os cristais líquidos se formaram ainda mais rapidamente quando os pesquisadores adicionaram íons de magnésio, que estabilizaram os cristais, ou polietilenoglicol, que sequestrou o RNA em microdomínios altamente concentrados. Uma vez que os RNAs são mantidos juntos em cristais líquidos, um ativador químico poderia juntar suas extremidades em filamentos muito mais longos de uma forma muito eficiente. Esse arranjo também ajudou a evitar a formação de RNAs circulares, que não podem continuar no processo de alongamento.

Os pesquisadores reconhecem que nem o polietilenoglicol ou o ativador químico seriam encontrados nas condições primordiais da Terra, mas afirmam que isso não descarta a possibilidade de que outras espécies moleculares poderiam ter desempenhado papéis semelhantes, embora menos eficientes. Afinal, os processos funcionaram em laboratório em poucas horas, mas a natureza teve bilhões de anos para arranjar as coisas a seu próprio modo.

Bibliografia:

Nonenzymatic Polymerization into Long Linear RNA Templated by Liquid Crystal Self-Assembly
Marco Todisco, Tommaso P. Fraccia, Greg P. Smith, Andrea Corno, Lucas Bethge, Sven Klussmann, Elvezia M. Paraboschi, Rosanna Asselta, Diego Colombo, Giuliano Zanchetta, Noel A. Clark, Tommaso Bellini
ACS Nano
DOI: 10.1021/acsnano.8b05821

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Artur Berlet, O homem que foi para o Planeta Acart

O "Caso Berlet" ocorreu em 25 de maio de 1958 (faleceu em 1995), quando o gaúcho Artur Berlet, da cidade de Sarandí – RS, desapareceu por 11 dias.
Segundo Berlet teria sido abduzido e levado para um planeta chamado Acart aproximadamente 65,000,000 km da terra, demorou cerca de 38horas para chegar, onde ficou 11 dias em uma cidade com quase 90 milhões de habitantes. O curioso do fato que conseguiu comunicação com extraterrestres através do idioma Alemão.

Durante esse tempo, Berlet teve a chance de ver a Terra a partir do espaço. conhecer objetos e tecnologias que só teríamos posteriormente no decorrer do avanço dos humanos.
Após décadas, a fantástica história do gaúcho ainda surpreende a todos. Quem reconstituiu a história desse caso para a RBS foi a professora Ana Berlet, filha de Artur.

Vejam o nível da informação:

O Artur Berlet através de uma aparelho de Acart o qual olhou a terra, disse;
“a terra era AZUL.”



Ok ! parece nada demais, mas o fato é que ele disse anos ant…

Filme "Intruders" (Intrusos) 1992

Ao pesquisar problemas de duas de suas pacientes, proeminente psiquiatra de um importante hospital de Los Angeles (Interpretado pelo falecido ator Richard Crenna na vida real John Mack, psiquiatra formado em Harvard Medical School, 1955.) acaba penetrando em um universo de estranhas ocorrências relacionadas com OVNIs, que modificarão sua própria vida.

"Intruders" foi baseado no best-seller de Budd Hopkins e em casos verídicos que hoje compõem um vasto arquivo de histórias vividas por muitas pessoas que passaram por experiências com seres extraterrestres, e que neste filme colaboraram com renomados pesquisadores do assunto na reconstituição dos episódios.

Best Seller "Intruders" (Intrusos)

Algumas cenas do filme:








Filme legendado em português:




Inspiração do filme Intruders (Intrusos), mulher relata contato com ETs



A americana Debbie Jordan, que relata um contato com extraterrestres há 34 anos, comentou que ficaria chocada se houvesse uma nova aproximação, mas não enc…