Pular para o conteúdo principal

Luva ultraleve gera sensação ao tocar objetos virtuais

É ainda um protótipo em escala de laboratório, mas o feedback é extremamente realista. [Imagem: Marc Delachaux/EPFL]

Háptica

Engenheiros e desenvolvedores de software em todo o mundo estão procurando criar tecnologias que permitam aos usuários tocar, segurar e manipular objetos virtuais como se estivessem realmente tocando algo no mundo real.

Uma equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) e do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, deram um grande passo em direção a esse objetivo.

Eles criaram uma luva háptica que não é apenas muito leve - menos de 8 gramas por dedo -, como também fornece um feedback extremamente realista.

A luva é capaz de gerar até 40 Newtons de força de sustentação em cada dedo gastando apenas alguns miliWatts de potência, o que significa que ela poderá vir a funcionar com uma bateria pequena.

Somado à sua espessura de 2 mm, isso se traduz em um nível de precisão e liberdade de movimento não obtido por nenhum protótipo anterior.

"Queríamos desenvolver um dispositivo leve que, ao contrário das luvas de realidade virtual existentes, não exigisse um exoesqueleto volumoso, bombas ou cabos muito grossos," disse o pesquisador Herbert Shea.

Sensação simulada

Batizada de Dextres, a luva é feita de nylon com tiras de metal elásticas passando pelos dedos - as tiras são separadas por um isolante fino.

Quando os dedos do usuário entram em contato com um objeto virtual, o controlador aplica uma diferença de tensão elétrica entre as faixas de metal, fazendo com que elas se unam por atração eletrostática, produzindo uma força de frenagem que tende a retardar ou bloquear o movimento do dedo. Assim que a tensão é removida, as tiras de metal deslizam suavemente e o usuário pode mais uma vez mover os dedos livremente.

Esse processo simples permite que o desenho no ambiente de realidade virtual sirva como parâmetro de controle do movimento dos dedos, simulando a sensação de estar tocando aquele objeto específico.

A equipe agora pretende aplicar a técnica a outras partes do corpo usando tecido condutivo, para ampliar as sensações, além de tentar reduzir a tensão de funcionamento, atualmente em 200 volts - a minúscula corrente, porém, significa que não há riscos para o usuário, mesmo neste protótipo inicial.

"Os jogadores de videogame são atualmente o maior mercado, mas existem muitas outras aplicações potenciais - especialmente na área da saúde, como no treinamento de cirurgiões. A tecnologia também pode ser aplicada em realidade aumentada," disse Shea.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s