Pular para o conteúdo principal

A universidade britânica onde hologramas serão professores


Alunos da universidade Imperial College, em Londres, vão ter aulas com 'professores holográficos'

Leo Kelion
Editor de tecnologia

A universidade Imperial College, em Londres, vai oferecer aulas com "professores holográficos".

E acredita que será a primeira instituição acadêmica no mundo a fazer uso do recurso com regularidade.

Um efeito de ilusão semelhante tem sido utilizado pela indústria do entretenimento, em shows que "recriam" artistas mortos, como Tupac Shakur, Michael Jackson e Elvis Presley, em performances ao vivo.

A Imperial College vai limitar inicialmente as aulas com hologramas à Escola de Negócios, mas espera que o uso da tecnologia possa se tornar frequente.

"A alternativa seria usar softwares de videoconferência, mas acreditamos que esses hologramas têm um senso de presença muito maior", disse à BBC David Lefevre, diretor do Edtech Lab, laboratório de tecnologia da universidade.


Inicialmente, serão usados dois estúdios externos de captura - em Los Angeles e Toronto

"Os professores têm um monitor de alta definição na frente deles, que é calibrado para que eles consigam apontar para os alunos e olhar nos olhos deles. Podem realmente interagir."

Mais de uma pessoa também pode aparecer de cada vez.

Dentro do orçamento
Estritamente falando, esse efeito ilusório não é um holograma propriamente dito - mas tampouco é o efeito de ilusão chamado Pepper's Ghost ("Fantasma de Pepper"), usado por políticos, como o francês Jean-Luc Mélenchon e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para fazer o mesmo comício em vários lugares ao mesmo tempo, e pela indústria do entretenimento para "ressuscitar" celebridades.

Em vez disso, a instituição de ensino vai usar uma técnica desenvolvida por uma empresa canadense, a Arht Media.

"O problema com o Pepper's Ghost é que ele pode ser complicado de configurar e pode custar cerca de £ 150 mil (cerca de R$ 750 mil) por evento", diz Lefevre.

"Esse é mais simples - você projeta em uma tela de vidro, e um pano de fundo usa um software para dar ilusão de profundidade."

"E cada utilização custa poucos milhares (de libras). Então, pela primeira vez, as universidades vão poder pagar por isso."

Para enviar sua imagem, os professores precisam usar um estúdio de captura, onde serão filmados contra um fundo preto com iluminação de ambos os lados.

A Imperial College planeja usar dois estúdios externos - um em Los Angeles, nos Estados Unidos, e outro em Toronto, no Canadá -, assim como um kit de estúdio portátil para convidar professores de outros lugares do mundo para dar aula.


A Imperial College pretende usar estúdios portáteis para convidar palestrantes de todo o mundo

Mas o trajeto é de "mão dupla". Já existe o plano de usar o equipamento também para um dos professores da Imperial College fazer uma apresentação para uma escola de negócios na Espanha, em fevereiro.

Além de oferecer um meio mais cômodo de atrair talentos estrangeiros do que uma viagem de avião, a Imperial College diz que há outras vantagens.

A palestra de um convidado popular pode, por exemplo, ser transmitida para várias salas de aula simultaneamente.

As apresentações também podem ser gravadas e reproduzidas posteriormente, embora isso exclua a possibilidade de interação com o público.

A desvantagem é que há menos chance de um bate-papo informal com os convidados após o fim da palestra. Além disso, há sempre o risco de um problema técnico.

Mas a Imperial College acredita que os benefícios vão superar os inconvenientes.

"Vai ser uma daquelas tecnologias que vamos nos acostumar a usar", afirma Lefevre.

"Se a tecnologia funcionar da maneira que acreditamos, consigo vê-la se tornando bastante popular."



FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s