Pular para o conteúdo principal

Nasa completa 60 anos com planos de voltar à Lua


Logo de comemoração dos 60 anos da Nasa — Foto: NASA

Agência espacial americana foi criada em 1º de outubro de 1958. Tecnologias utilizadas hoje, como as câmeras dos celulares, são consequências das pesquisas feitas no espaço.

A agência espacial americana (Nasa) completa 60 anos nesta segunda-feira (1º). Ela foi criada após o lançamento do programa Sputnik pela União Soviética. Desde então, com a Nasa, o homem pisou na Lua, pesquisou os planetas do Sistema Solar e continua na busca por evidências de vida além-Terra.

Jim Bridenstine, da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, gravou um vídeo com uma mensagem de aniversário.

"Nossa grande agência tem mudado o mundo para melhor. Nossa história continua a ser feita com compromentimento e liderança. O presidente Eisenhower lançou a nossa nação para uma nova era espacial e o presidente Kennedy nos deu o desafio de chegar à Lua", disse.

"Durante seis incríveis décadas, nós trouxemos para o mundo um número maravilhoso de missões ousadas na ciência, na aviação e na exploração espacial".

Assista ao pronunciamento de Jim Bridenstine, em inglês:



O início

A criação do programa Sputnik pelos russos foi um empurrão na criação – o mundo estava em meio à guerra fria e os americanos entraram na competição pelas pesquisas espaciais. Antes disso, em 1915, segundo texto publicado pela própria agência americana, ocorreu um embrião do que seria no futuro a Nasa: o Congresso dos EUA fundou o Comitê Consultivo Nacional de Aeronáutica já como um órgão governamental independente e subordinado diretamente ao presidente.

A Nasa começou oficialmente os trabalhos anos depois, em 1º de outubro de 1958. O americano T. Keith Glennan foi o primeiro administrador da agência e, Hugh Fryden, o vice. O presidente dos EUA na época era Dwight D. Eisenhower.


Agência espacial pretende mandar novamente homem à Lua — Foto: NASA

Influência da aviação

O primeiro "A" da sigla Nasa significa "aeronáutica". As raízes da agência, do Comitê criado em 1915, estão ligadas a "supervisionar e dirigir os estudos científicos dos problemas de voo". Hoje, a indústria da aviação depende da tecnologia iniciada e implementada pela agência: a estrutura das cabines e dos motores; as torres de controle de tráfego; até a idealização dos terminais de chegada nos aeroportos.

Inovações: câmeras, maiôs, alimentos

As câmeras usadas pelos astronautas da Nasa para tirar fotos da Terra a partir do espaço têm a mesma tecnologia que hoje é usada pelos smartphones. Na década de 90, a Nasa criou um novo tipo de sensor – usou um semicondutor de metal-óxido complementar (CMOS). Ele domina a indústria, o que permite a existência dos vídeos e imagens de alta resolução disseminados pelas redes sociais.

Os purificadores de ar foram criados com base em um outro projeto da agência. A pesquisa foi idealizada para garantir que as plantas conseguissem crescer no espaço, mas passou a ser aplicada em filtros para melhorar o ar que respiramos.

A agência mantém o interesse em ter novas ideias para lidar com a pressão e o atrito em condições diferentes da Terra - tanto no ar, quanto na água. Com isso, a Nasa ajudou uma marca de maiô a reduzir o atrito de suas roupas, melhorando a velocidade dos atletas na natação.

Além disso, os cientistas buscaram maneiras de manter a segurança alimentar dos homens no espaço. A ideia era desenvolver uma forma de a comida dos astronautas poder ser comida até semanas após a produção, sem um risco à saúde. Agências de governo e empresas privadas se interessaram pelo procedimento, chamado de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, um dos programas básicos para garantir a segurança dos alimentos nos EUA.

Um olhar sobre o nosso planeta


Vista da Terra pela tripulação Apollo 17 — Foto: NASA

As pesquisas além-Terra, como as descobertas sobre os planetas vizinhos no Sistema Solar, são uma marca da agência. Diversas missões conseguiram detalhes importantes sobre Marte, Júpiter, Saturno e até Plutão.

Mas o nosso planeta, o "pálido ponto azul" no universo, interessa em primeiro lugar. Os satélites da Nasa fornecem uma compreensão científica dos sistemas terrestres interconectados. Nos anos 1980, observações a longo prazo da superfície, da biosfera, da atmosfera e dos oceanos foram feitas. A agência é um dos principais órgãos de observação das mudanças do clima e dos riscos naturais.

"Nós queremos saber o que está acontecendo e por que está acontecendo deste jeito. O espaço oferece uma visão aérea do nosso planeta", disse a engenheira da Nasa Dragana Perkovic.

O primeiro satélite enviado pela agência para observar a Terra foi o Explorer-1, ainda em 1958. Atualmente, seis décadas depois, a Nasa tem 115 satélites de observação do nosso planeta.

O futuro

"Voltaremos à Lua para aprender mais sobre o que será necessário para apoiar a exploração humana em Marte e além", diz texto publicado nesta segunda-feira no site da agência, uma ideia do que está por vir.

A Nasa diz que pretende levar novamente o homem à Lua, mas sem "estar competindo com um concorrente".

"Vamos nos basear em parcerias industriais, internacionais e acadêmicas criadas para a estação espacial. As empresas comerciais terão um papel cada vez maior na indústria espacial: lançando foguetes, transportando cargas e tripulação, construindo infraestrutura na órbita da Terra".



FONTE: G1.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s