Pular para o conteúdo principal

Gravuras rupestres recém-descobertas podem dar pistas sobre civilização perdida


Gravações retratam animais familiares, como o tubarão que aparece no centro desta imagem

Mayuresh Konnur
BBC Marathi

A descoberta de gravações em rocha que teriam sido feitas há dezenas de milhares de anos no Estado de Maharashtra, no oeste da Índia, foi celebrada por arqueólogos, que acreditam que elas podem conter pistas de uma civilização perdida.

As gravuras, conhecidas como petróglifos, foram achadas aos milhares nos topos rochosos e planos de morros na região de Konkan.

A maioria estava oculta sob camadas de terra e lama, mas algumas estavam a céu aberto, e eram consideradas sagradas e reverenciadas pela população local.

A grande variedade de gravações impressionou especialistas. Há figuras de pássaros e outros animais, de humanos e desenhos geométricos.

Pela forma como os petróglifos foram feitos e sua similaridade com outros encontrados em diferentes partes do mundo, acredita-se que eles tenham sido criados em tempos pré-históricos e estão entre os mais antigos já achados.

Estudantes ajudaram na busca por petróglifos


Cientistas acreditam que imagens foram feitas em torno de 10.000 a.C.

"Nossa primeira dedução a partir do exame destes petróglifos é que eles foram feitos em torno de 10.000 a.C.", disse o diretor do Departamento de Arqueologia do Estado de Maharashtra, Tejas Garge, à BBC.

A descoberta das gravuras foi feita por um grupo de exploradores liderado por Sudhir Risbood e Manoj Marathe, que começaram uma busca pelas imagens após observar algumas delas na região. Muitas estão em templos de vilarejos e fazem parte do folclore local.

"Andamos milhares de quilômetros. As pessoas começaram a mandar fotos para nós, e pedimos ajuda até mesmo das escolas para achá-las. Os estudantes perguntaram aos seus avós e a anciãos de seus vilarejos se eles conheciam outras imagens. Isso nos deu informações valiosas", disse Risbood à BBC.


Milhares de petróglifos foram encontrados em 52 vilarejos e seus arredores

Foram achados petróglifos em 52 vilarejos e seus arredores. Mas em apenas cinco deles os moradores sabiam de sua existência.

Risbood e Marathe documentaram as gravuras e fizeram campanha para que autoridades se envolvam em seu estudo e preservação.

Imagens retratam pessoas, animais e caça, mas não agricultura


Gravuras eram consideradas sagradas e reverenciadas pela população local

Garge disse que as imagens aparentemente foram feitas por uma comunidade de caçadores e coletores de alimentos que não tinham conhecimento sobre técnicas agrícolas.

"Não encontramos nenhuma imagem que retrate alguma forma de cultivo. Mas há imagens de caça e de animais. Então, esses homens conheciam animais terrestres e marítimos. Isso indica que dependiam da caça para obter comida."

O pesquisador e historiador da arte Shrikant Pradhan, do Deccan College, na Índia, estudou os petróglifos e disse que a arte foi claramente inspirada por observações feitas na época.


Imagens teriam sido feitas por uma comunidade de caçadores-coletores que não tinha conhecimento sobre agricultura

"A maioria dos petróglifos mostra animais familiares. Há imagens de tubarões e baleias, assim como anfíbios, como tartarugas", acrescenta Garge.

Mas isso levanta uma questão: por que as gravações retratam animais como hipopótamos e rinocerontes, que não existem nesta parte da Índia? Teriam seus autores migrado da África para a Índia? Ou estes animais podem ter vivido na Índia no passado?

O governo do Estado indiano criou um fundo de 240 milhões de rúpias (R$ 12,8 milhões) para novos estudos sobre 400 destes petróglifos na esperança de obter essas respostas.


Foi criado um fundo de 240 milhões de rúpias (R$ 12,8 milhões) para novos estudos sobre os petróglifos

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s