Pular para o conteúdo principal

Desenho de 2,2 mil anos de homem nu 'censurado' é encontrado na Itália


DESENHO DE HOMEM NU QUE RETRATA UM SERVO ROMANO (FOTO: DIVULGAÇÃO/CNRS)

Pintura de um banquete ao estilo romano foi encontrado em uma tumba na vila de Cuma, no sul da Itália

Pode não parecer muito comum para os olhares da atualidade, mas um serviçal nu trabalhando em um banquete era uma cena relativamente corriqueira na época de Roma Antiga: arqueólogos do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) , da França, descobriram uma tumba na Itália com desenhos que retratam aspectos culturais de mais de 2,2 mil anos. Curiosamente, o serviçal nu retratado em uma pintura de parede tem suas partes íntimas "censuradas"— não se sabe se isso ocorreu por conta da passagem do tempo ou foi propositalmente retirado há séculos.

A tumba foi localizada na vila de Cuma, que fica no sul da Itália e era habitada há milhares de anos. De acordo com os pesquisadores, o local foi uma das primeiras províncias habitadas pelos gregos durante o apogeu dessa civilização, influenciando culturamente os hábitos romanos: com o início do Império, que se constituiu em 27 a.C, os valores greco-romanos se espalhariam por territórios na Europa, África e Oriente Médio.

Encontrada em junho deste ano, a descoberta da tumba veio a público após um relatório divulgado na última semana. Os arqueólogos afirmam que o local conta com três camas funerárias e foi selado com um grande bloco de pedra. Apesar de ter sofrido saques ao longo dos séculos, o espaço ainda possui artefatos funerários e indicam que as pessoas sepultadas ali pertenciam à nobreza romana.


CÂMARA MORTUÁRIA ENCONTRADO PELOS ARQUEÓLOGOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Com cores vivas, o desenho prinicpal retrata um banquete ao estilo greco-romano. Os pesquisadores afirmam que os convidados dessa festa provavelmente foram pintados pelo artista e poderiam retratar pessoas que viveram no período — os registros desapareceram com o tempo, entretanto.

Vale lembrar que os serviçais eram escravos, capturados após batalhas e conquistas do exército de Roma. Em alguns registros, afirma-se que crianças servas não cortavam seus cabelos para que os nobres pudessem limpar os dedos engordurados após os banquetes.

No desenho, o homem segura um vaso utilizado para armazenar vinho: de acordo com a tradição, os banquetes faziam parte da vida social da elite romana e reuniam momentos de descontração e de "fofocas" sobre a vida política e cultural da civilização.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s