Pular para o conteúdo principal

China lançará missão para o lado mais distante da lua na segunda-feira



A missão da China para explorar o lado mais distante da lua deve ser lançada na próxima segunda-feira (lá na China). De acordo com a reportagem do Guardian:

O satélite de comunicação Chang’e 4 ficará posicionado a cerca de 60.000 quilômetros da parte de trás da lua e oferecerá uma ligação de comunicação para uma sonda que foi projetada para aterrizar e explorar o lado mais distante da lua, que nunca fica virada para a Terra. O satélite de comunicação foi batizado como Queqiao, que significa Ponte de Pega, nome que vem de uma história folclórica chinesa na qual um bando de pássaros Pega formam uma ponte sobre a Via Láctea para permitir que um casal separado de amantes se una.

Os amantes, nesse caso, são provavelmente o satélite e a futura sonda. A China anunciou seus planos de aterrisar no lado distante da Lua em 2016. O feito seria algo inédito para a humanidade – mas demandará bastante trabalho.

Como o jornal Xin’hua noticia, é impossível se comunicar diretamente com o lado distante da Lua, que sempre está oposto à Terra. O satélite Queqiao irá transmitir sinais entre a sonda e o nosso planeta. Ele ficará posicionado no Ponto de Lagrange 2, uma posição além da órbita da Lua onde pequenos objetos mantêm a mesma posição relativa a nós enquanto orbita o Sol.

O lançamento incluirá ainda alguns outros satélites menores. À bordo do Queqiao estarão um detector de radio frequência para medir sinais de estrelas do universo primordial – saiba mais sobre esses sinais aqui (em inglês). É uma missão de prova de conceito para uma potencial antena de rádio baseada no espaço – ou na lua.

A Chang’e 4 se juntará a outras missões lunares chinesas bem sucedidas. Chang’e 1 e 2 orbitaram a Lua e Chang’e 3 aterrizou na lua e explorou a parte mais próxima do satélite natural. A Administração Espacial Nacional da China planeja trazer de volta uma amostra da Lua com o Chang’e 5, que deve ser lançada em 2019. O país realizou testes do Chang’e 5 em 2014.

Se tudo acontecer como planejado, a China espera colocar humanos na Lua até o final da década de 2030.

[Xin’hua, Guardian]

Imagem do topo: NASA

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s