Pular para o conteúdo principal

Buzz Aldrin: 6 lições de vida do segundo homem a pisar na Lua


BUZZ ALDRIN, O SEGUNDO HOMEM A PISAR NA LUA (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Nascido em 1930, astronauta continua a se dedicar à divulgação científica

Edwin Eugene Aldrin Jr., mais conhecido como Buzz Aldrin, foi o segundo homem a pisar na Lua em 20 de julho de 1969. Nascido em Nova Jersey em 1930, ganhou o apelido Buzz graças à irmã mais nova, que não conseguia pronunciar a palavra “brother” (irmão) e o chamava de “buzzer” (cigarra). Na década de 1980, mudou legalmente de nome.

Aldrin e a equipe do Apollo 11 passaram 21 horas na Lua, um evento televisionado cuja audiência de 600 milhões de pessoas permanece até hoje a maior da história da TV. Como era de se esperar, os astronautas viraram celebridades mundiais, algo que pesou negativamente para Aldrin. Após a missão, ele lutou contra depressão e alcoolismo, algo que descreve em suas autobiografias. O astronauta chegou a trabalhar como vendedor de carros em Beverly Hills, até finalmente se recuperar e voltar a advogar pela ciência e exploração aeroespacial.

Veja algumas lições que podemos aprender com o astronauta, tiradas do livro Nenhum Sonho Está Longe Demais, publicado no Brasil pela editora Benvirá no início de 2018.

“O céu não é o limite, existem pegadas na Lua!”
No caso, as pegadas dele próprio. Ele afirma que a pergunta mais difícil de responder é “como é caminhar na Lua?”, porque nunca consegue descrever de forma adequada o quão incrível a experiência foi. Em geral, recorre às primeiras palavras que disse ao pisar no satélite e observar em volta: “Magnífica. Uma desolação magnífica”.

“O segundo vem logo depois do primeiro”
Durante muitos anos, Aldrin viveu “na sombra” de Neil Armstrong, que foi o primeiro homem de fato a pisar na Lua. Embora os procedimentos normais da NASA previssem que Aldrin, por ser o piloto, deveria ser o primeiro a descer da nave, nesta missão específica Armstrong sairia do módulo primeiro. Atualmente, Aldrin fez às pazes com o fato, e gosta de brincar que tem outras “primeiras vezes” no espaço: foi o primeiro homem a tirar uma selfie por lá, durante a missão Gemini 12 em 1966, e a urinar na lua.


BUZZ ALDRIN FEZ PARTE DA MISSÃO APOLLO 11 (FOTO: NASA)

“Mantenha um espírito aventureiro”
Aldrin não tem medo de ousar, aparecer e experimentar coisas novas. Além de participar de diversos seriados, como The Simpsons e The Big Bang Theory, o astronauta participou da temporada de 2010 do reality Dancing with the Stars, o "Dança dos Famosos" dos EUA. Também nadou com um tubarão baleia nas Galápagos no seu aniversário de 80 anos.

“Falhar é sempre uma opção”
Em 1951, Aldrin se formou na West Point, uma academia militar em Nova York, e de lá seguiu para a Coreia para atuar como piloto de combate na Guerra da Coreia, que durou de 1950 a 1953. Mesmo com a formação e a experiência de piloto, ele não foi aceito na NASA na primeira vez que aplicou para um emprego. Somente em 1963, após concluir um doutorado em Engenharia Aeroespacial no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) é que ele foi aceito para trabalhar na agência.

“Ajude os outros a irem além de onde você foi”
Mesmo após se aposentar, Aldrin nunca parou de atuar na divulgação científica e a estimular a exploração espacial. Em 1985, criou a fundação ShareSpace, dedicada a estimular a paixão de crianças por ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática. Sua principal causa é a colonização de Marte, tema pelo qual é obcecado.

Já publicou dois livros sobre o assunto: Mission to Mars: My Vision for Space Exploration (Missão para Marte: Minha Visão para Exploração Espacial, em tradução livre. National Geographic Books, 2013) and Welcome to Mars: Making a Home on the Red Planet (Bem-vindo a Marte: Construindo um Lar no Planeta Vermelho, em tradução livre. National Geographic Children's Books, 2015). De forma mais divertida, apareceu algumas vezes vestindo uma camiseta com os dizeres “Get Your Ass to Mars”, algo como “Levem seus Traseiros para Marte”.

“Acredite na sua intuição e nas suas ferramentas”
Aldrin e Armstrong tiveram uma série de problemas após pousarem a Apollo 11 na Lua. Na hora de partir de volta para a Terra, o botão de lançamento do módulo quebrou. Se não pudessem ativar o motor, ficariam presos por lá até que alguém os resgatasse. Aldrin usou uma canetinha com ponta de feltro para apertar o botão e ligar os motores.


AGORA BUZZ ALDRIN SE CONCENTRA EM AJUDAR A HUMANIDADE CHEGAR EM MARTE (FOTO: NASA)

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s