Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores se surpreendem ao achar corpo em sarcófago que pensavam estar vazio



Por: George Dvorsky

Nos últimos 150 anos, um caixão de cedro de uma antiga sacerdotisa egípcia está em exposição em um museu na Austrália. Registros sugeriam que o sarcófago de 2.500 anos estava vazio, então ninguém se importou em ver se tinha algo dentro. Ano passado, curadores do museu finalmente o abriram e, para surpresa deles, o caixão continha uma múmia – com bandagens e tudo.

Quando a tampa do caixão foi removida, os curadores do Museu Nicholson não esperavam encontraram nada muito especial. O antigo artefato egípcio, junto de três outros caixões de madeira que continha múmias dentro, foram adquiridos por volta do ano 1860 por Charles Nicholson, um antigo chanceler da Universidade Sidney. Mas por alguma razão, o conteúdo deste sarcófago em particular foi ignorado. Um manual associado ao caixão mencionava que ele estava vazio, e os registros do museu sugerem que ele continha “diversos detritos” dentro.

Quando a tampa foi removida no ano passado, os curadores descobriram os restos mortais de uma autêntica múmia egípcia.

“Foi tão incrivelmente surpreendente o que vimos – um destes momentos em que você precisa respirar fundo e apenas se segurar”, disse Jamie Fraser, investigador líder e curador no Museu Nicholson da Universidade Sidney, à BBC. “Nunca escavei uma tumba egípcia, mas isso chega perto o bastante”.

Usando tomografia e scanners a laser, a equipe de Fraser completou uma análise preliminar do conteúdo do caixão.


Créditos: Macquarie Medical Imaging

A múmia realmente estava em péssimo estado, e dá para imaginar porque o conteúdo do caixão foi listado como “detrito”. É provável que invasores de tumbas furtaram o sarcófago, buscando por amuletos, joias, e outros tesouros. Apesar das más condições dos restos mortais, os pesquisadores conseguiram identificar o torso e diversos ossos (incluindo os ossos do pé e das pernas, e algumas costelas), enquanto removiam as bandagens, traços de resina e milhares de missangas de viro de um manto fúnebre.

O habitante do caixão morreu quando tinha aproximadamente 30 anos de idade, mas não se sabe se este é o verdadeiro ocupante do sarcófago. Inscrições no caixão mostram dados do século VII a.C., e que ele pertencia a uma sacerdotisa chamada Mer-Neith-it-es. A múmia poderia muito bem ser dela, mas mais trabalho é necessário para confirmar isso.


Créditos: Nicholson Museum

“Sabemos por hieróglifos que Mer-Neith-it-es trabalhou no Templo de Sekhmet, a deusa com cabeça de leão”, disse Fraser para a Deutsche Welle. “Existem algumas dicas nos hieróglifos e a maneira com que a mumificação foi feita e o estilo de caixão nos dizem como o Templo de Sekhmet trabalhava”.

Para o futuro, os pesquisadores gostariam de saber quais doenças afetaram este individuo e a causa da morte, além de pistas sobre sua dieta e estilo de vida. A descoberta do corpo dentro do caixão pode ter surgido como uma completa surpresa, mas isso significa que arqueólogos e curadores podem praticar um pouco de ciência.

[BBC, Deutsche Welle]

Imagem de topo: Macquarie Medical Imaging

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s