Pular para o conteúdo principal

Este escaneador pode monitorar atividades neurais enquanto você está se mexendo



Por: Kristen V. Brown

Pode até parecer algo digno do Michael Myers, da série de filmes Halloween, mas o dispositivo que você vê acima, na verdade, é um avanço na neurociência — um escaneador cerebral portátil e vestível capaz de monitorar atividade neural enquanto uma pessoa está se mexendo.

A maior parte da tecnologia de escaneamento cerebral é bastante difícil de manejar. Pense em dispositivos enormes, do tamanho de um cômodo, como máquinas de ressonância magnética funcional. Mas medir a atividade cerebral de alguém enquanto a pessoa está conectada e embalada como uma sardinha em um escaneador gigante tem seus limites.

Para começar, pode ser difícil medir o desenvolvimento cognitivo de bebês e crianças, que tendem a não ficar muito quietos. E é difícil estudar coisas como navegação espacial e distúrbios de movimento, que exigem que as pessoas se movimentem.

Embora o novo escaneador certamente não seja esteticamente favorecido, ele poderia abrir as portas para uma série de novas aplicações de escaneamento cerebral. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Nottingham e da University College London e foi descrito nesta semana, no periódico Nature.

Ele usa uma tecnologia chamada magnetoencefalografia, ou MEG, que mede sinais magnéticos gerados pelas correntes elétricas do cérebro no couro cabeludo. Com análise matemática, esses campos podem ser usados para criar um mapa 3D da função cerebral com resolução de milissegundos. O MEG é uma técnica já usada para estudar o cérebro, mas, assim como as máquinas de ressonância magnética funcional, os sistemas MEG são normalmente trabalhosos e precisam ficar perfeitamente parados.

Mas pesquisadores britânicos conseguiram encolher a tecnologia até o tamanho de um capacete com a ajuda de sensores quânticos. Cada sensor contém um gás de átomos de rubídio com propriedades alinhadas por um feixe de laser. Atividades cerebrais podem causar um pequeno campo magnético e, portanto, induzir pequenas mudanças nesses átomos, diminuindo a intensidade do feixe.

Tudo isso permite que um sensor não precise ser super-resfriado da maneira como escaneadores concorrentes precisam. Em testes do dispositivo, eles apontam que a tecnologia também permite o escaneamento do cérebro durante atividades naturais, como beber uma xícara de café.

Outros grupos, como a startup de neurotecnologia Open Water, esperam miniaturizar a tecnologia de escaneamento cerebral, permitindo não apenas novas vias de pesquisa, mas também um constante monitoramento cerebral — e, talvez, dizem eles, até mesmo a capacidade de ler os pensamentos das pessoas em tempo real.

Imagem do topo: Universidade de Nottingham

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s